Revista Central: a informação em tempo real com credibilidade

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Em nota, ex-presidente da Câmara de Ibaretama faz novas acusações


Duas das acusações seria pagamento de propinas e assessorias fantasmas.
João Vieira Picanço / Foto: Jackson Perigoso
Depois da matéria publicada pela Revista Central na qual citou que o Ministério Público Estadual, tendo a frente o promotor da Comarca de Ibaretama, Eduardo Tsunoda, havia movido uma ação de improbidade administrativa em face do ex-presidente, João Vieira Picanço. O ex-parlamentar enviou uma nota à redação da Revista Central fazendo novas acusações contra o atual presidente, Francisco Oliveira Filho, e aos ex-presidentes daquela casa legislativa. Picanço que é advogado afirma que o prefeito municipal, Edson Morais, sabia de todo o esquema.

A nota intitulada “a verdade resplandecerá”, onde acusa três vereadores e o prefeito municipal de terem feito um acordo para que ele fosse o presidente da Câmara Municipal de Ibaretama. Picanço se dirige a população de Ibaretama dizendo que todos os ex-presidentes e vereadores que passaram pela Câmara de Ibaretama fizeram ou fazem parte do esquema de assessorias "laranjas".

Em um trecho da nota, o advogado cita: “Se alguém balançar a árvore da administração da Câmara, colherá um caminhão de frutos pobres." Em outro trecho, Vieira fala sobre as criticas e elogios que tem recebido da população de Ibaretama, porém, volta a dizer que na Câmara há uma quadrilha, “ora, se eu não quisesse ouvir dessas (criticas e elogios), eu não teria denunciado a "quadrilha" da Câmara", conclui o trecho.

No trecho seguinte, o vereador cassado cita: "No dia 06 de novembro de 2008, fui convidado pelos vereadores para uma reunião na casa do prefeito de Ibaretama em Fortaleza (sitio Lagoa Redonda), local da reunião para a escolha do Presidente da Câmara. A princípio, todos queriam ser Presidente e davam suas propostas." Após esse trecho João Vieira Picanço faz uma nova acusação contra o vereador Francisco Oliveira Filho, "a mais sem escrúpulo, foi a do atual Presidente Sr. Francisco Oliveira Filho que ofereceu cinco mil reais para cada vereador pela Presidência." Segundo ele neste momento se retirou da reunião e após trinta minutos voltou a pedido do prefeito Edson Morais.

O ex-presidente da Câmara de Ibaretama, também cassado por atos de improbidade pelos atuais vereadores, faz uma grave denuncia contra o prefeito neste trecho, "após 30 minutos, retornei, a chamado do Prefeito. Retornamos as discussões e o Prefeito disse: você será o Presidente. Agora tem de pagar duas assessorias aos "meninos".” Meninos neste caso seriam aos demais vereadores.

Picanço não mede as palavras e faz novas acusações contra os vereadores, Francisco Oliveira Filho, José Maria Cunha, o ‘Bebé’ e Francisco Carliando de Almeida, a qual afirma que um deles disse: "Você é novato e não sabe como é o esquema. A Câmara tem quatro assessorias aprovadas e nós indicamos para cada um, um assessor fantasma e o dinheiro é nosso". Cita. Segundo ele, o vereador Carliando mandou tirar o dinheiro de futuros contratos, afirmando ainda que sempre fizeram assim.

Em uma nota enviada a redação da Revista Central pelo presidente Francisco Oliveira Filho, colocou em dúvida as assinaturas dos vereadores em um dos esquemas, porém, Picanço garante que são todas autenticas. Picanço afirma ainda que só aceitou participar do esquema criminoso por vaidade em ser presidente de uma Câmara Municipal, "a vaidade de ser Presidente falou mais alto. Em seguida, assinamos um documento com as estimativas das despesas e acordo. As assinaturas são autênticas e não tem nada de falso como quer o Presidente atual".

Agora o polemico político vai além e cita que pagava propina, “Incomodado com a situação de trabalhar sob pressão e pagar propina para me manter no cargo de Presidente, resolvi cortar todas as assessorias". Após o corte das propinas ele disse que perdeu o controle de tudo e teve que aguentar acusações, insultos e ameaças.

Picanço fala sobre o vídeo que a Revista Central publicou com exclusividade, "resolvi gravar um vídeo para depois mostrar à população de Ibaretama que a pratica abusiva e desonesta, que teve por meta desfigurar o desempenho do bom trabalho da Câmara, é um ato corriqueiro praticado por todos os vereadores e em todas as gestões."

Agora o ex-presidente acusa todos os parlamentares, inclusive aos ex-vereadores, "De outra banda, quero afirmar com todas as letras ao povo de Ibaretama, que todos os Presidentes e vereadores passados e os atuais fizeram ou fazem parte do esquema de assessorias "laranja".”

"Afirmo também ao povo de Ibaretama que, sem qualquer temor e objeção, compareci à Procuradoria Geral de Justiça em Fortaleza por livre e espontânea vontade, e prestei todos os esclarecimentos necessários, a fim de que, a Instituição Promotoria de Justiça investigue tudo e todos sem neutralizar qualquer hipótese.” Garante.

O promotor de justiça daquela comarca ainda não tem se manifestado sobre todas as denuncias vinculadas na Revista Central, hoje, nossa equipe de reportagem deverá entregar todo o material publicado e buscará saber quais as medidas adotadas pelo Ministério Publico contra os demais vereadores que Picanço afirma fazer parte de uma quadrilha.
O que chama a atenção são alguns veículos de comunicação da região e do estado que tem fechado os olhos diante de tantas denuncias. Porém, a Revista Central e os blogs parceiros continuarão investigando este caso.

 Confira a nota (1ª parte e 2ª parte).

 
Imparcialidade, sem medo da verdade, Revista Central a informação em tempo real com credibilidade!



Nenhum comentário:

Mande para seus amigos do orkut, twitter etc!
|
Google Analytics