Revista Central: a informação em tempo real com credibilidade

sábado, 25 de julho de 2009

Quixeramobim lança Projeto Patrimônio Vivo

ONG Iphanaq foi uma das selecionadas como Ponto de Cultura pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult)

O Instituto do Patrimônio Histórico, Natural e Artístico de Quixeramobim (ONG Iphanaq) lança hoje, às 9h, no Liceu da cidade, o Projeto Patrimônio Vivo, considerado um dos Pontos de Cultura selecionados em 2009 no Ceará pela Secult. O técnico da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), Franzé Silva, estará presente abordando o tema “Políticas Públicas para a Cultura e Plano Nacional de Cultura”. O presidente do Iphanaq e também coordenador do Projeto, historiador Francisco Neto Camorim, apresenta ações da entidade e fala sobre “A cultura como processo educativo”.

Na ocasião, serão exibidas imagens de ações como as do Cineclube Cinemavida, que exibe filmes na sede e zona urbana realizando debates sobre o cotidiano das comunidades. Também foram convidados para o lançamento a Prefeitura da cidade de Quixeramobim e a 4ª

Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que atualmente realiza ações em Quixeramobim. O lançamento se encerra com exibição de curtas para os presentes.

Além da Secult, os recursos do Projeto “Patrimônio Vivo” são financiados pelo Governo Federal. A ONG Iphanaq foi selecionada em edital público após apresentar projeto por escrito. O Projeto Patrimônio Vivo trabalhará com oficinas divididas em módulos: Educação Patrimonial, Gestão da Cultura, Arquivo e Documentação, Fotografia e Vídeo, além das orientações específicas em software livre, conforme orientação do Ponto de Cultura a todos os projetos. Os módulos serão desenvolvidos em oficinas que se realizam aos finais de semana, nos dois turnos de sábado e nas manhãs de domingo, no Liceu do município. Nos dias 8 e 9 será realizada a primeira das quatro oficinas de Educação Patrimonial, referentes ao primeiro módulo.

Participantes

Após divulgação no município, uma comissão do Iphanaq selecionou os 30 participantes para o primeiro ano de oficinas, incluindo integrantes da zona rural e da periferia da cidade. Os primeiros selecionados participam do primeiro ano do Projeto, que tem duração de três anos e passa por nova seleção ao fim de cada ano. As oficinas ocorrem no Liceu, que apóia o Projeto por meio da Direção e de funcionários da escola. Além do pagamento aos oficineiros, o Projeto prevê a compra de materiais como os de vídeo e fotografia, utilizados nas oficinas e de uso e responsabilidade do Iphanaq. Foi realizada uma reunião de planejamento para o Projeto, na Biblioteca Pública no final de junho. Os recursos já foram depositados em conta específica. A Coordenação Geral é do historiador Neto Camorim e a Coordenação Técnica de Weynes Matos. Entre os 100 projetos selecionados no Ceará, sendo 80 no Interior, também foi selecionado, em Quixeramobim, o Projeto da Banda de Lata do Assentamento Recreio, que trabalha com crianças e adolescentes.

Nenhum comentário:

Mande para seus amigos do orkut, twitter etc!
|
Google Analytics