Revista Central: a informação em tempo real com credibilidade

quarta-feira, 29 de julho de 2009

População do Interior teme a nova gripe


Primeiro caso confirmado no Sertão Central e desencontro de informações deixam moradores apreensivos

Quixadá. A confirmação do primeiro caso do Influenza A, no Sertão Central, está deixando a população da maior cidade da região, Quixadá, preocupada. A divulgação oficial foi feita na tarde da última segunda-feira, por meio do portal eletrônico da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa). Mas somente na manhã de ontem a notícia se espalhou por emissoras de rádio da cidade, fazendo com que os moradores ficassem apreensivos.

Com a divulgação, começou a procura por máscaras nos postos de saúde da cidade, principalmente no Combate, um bairro da periferia de Quixadá. A família do primeiro paciente do Interior do Estado a contrair a gripe, um estudante do campus avançado da Universidade Federal do Ceará (UFC), reside naquela área. No início do mês, ele havia participado de uma convenção na Universidade de Brasília (UnB). Na excursão foi contaminado com a gripe.

Além do estudante da UFC de Quixadá, outros dois universitários que participaram do encontro acadêmico na UnB apresentaram sintomas da doença. Uma jovem de 22 anos, aluna da UFC, e um rapaz da mesma idade, estudante da Faculdade de Educação Ciências e Letras do Sertão (Feclesc). Ela mora no bairro da Lagoa. Ele, outro morador do Combate. Todavia, conforme a coordenadora da Atenção Básica no município, Liana Cavalcante, o período de contaminação deles já passou.

Quanto ao caso diagnosticado pela Sesa, a técnica em Saúde do município confirmou que o paciente esteve realmente em Quixadá, neste fim de semana, todavia não estava mais sob risco de transmissão da gripe. Os sintomas haviam surgido no último dia 12. No dia 20 ele esteve em Fortaleza, no Hospital São José, onde recebeu soro e foi encaminhado para casa. Retornou dois dias depois.

Preconceito

Liana ainda informou que falou com o paciente pelo telefone. Ele informou que já estava tudo bem. Demonstrou preocupação apenas com o preconceito. Ele mora com os pais. A casa deles estava fechada. Os avós moram próximo. Também não foram encontrados. A mesma situação enfrentam os outros estudantes. A técnica condena a postura dos vizinhos, no entanto, destaca que a gripe A é bem diferente do vírus HIV, onde o contágio ocorre geralmente por meio do contato íntimo, sendo possível manter-se anônimo.

O vigilante Jacinto Macedo mora a uma quadra da residência do primeiro paciente da cidade infectado pela gripe. Ele garante que viu o vizinho nos últimos três dias. Retornou para Fortaleza somente nesta segunda. Como não recebeu nenhuma orientação, não esconde a preocupação. Tem três filhos. O que ouve, é que a doença mata. Para ele, se preocupar com a família não é preconceito.

Apesar da aflição dos moradores, o presidente do Comitê Estadual de Prevenção e Controle do Vírus Influenza A, Manoel Fonseca, assegura que o quadro no Ceará é de tranqüilidade. Para se proteger, a população deve apenas atender as orientações padrão: lavar bem as mãos antes das refeições e após o contato com outras pessoas; manter distância mínima de um metro com quem estiver gripado ou tossindo; e usar máscara em áreas consideradas de risco.

Segundo Fonseca, até o início da tarde de ontem, 36 casos da gripe A já haviam sido confirmados no Estado, a maioria na Capital. Mas em nenhum deles foi detectado dispnéia, aumento da freqüência respiratória ou pneumonia, considerados sintomas de gravidade da doença. Nenhum óbito foi registrado. Em Quixadá, a Secretaria de Saúde implantou um serviço de informação telefônica, o Disque Influenza. Iniciou a distribuição de máscaras para profissionais que trabalham em postos de saúde e hospitais. Não haverá distribuição gratuita do protetor.

Na próxima sexta-feira, médicos e enfermeiros receberão treinamento especial para tratamento da gripe. Também no Cariri, médicos, enfermeiros, farmacêuticos e técnicos da vigilância epidemiológica serão capacitados para o acompanhamento, diagnóstico e tratamento da Influenza A (H1N1). O treinamento seria realizado ontem no auditório do Hospital e Maternidade São Vicente de Paula, em Barbalha, com a participação de representantes das microrregiões de Juazeiro do Norte, Crato e Brejo Santo. No entanto, a secretária de Saúde do Crato, Nizete Tavares, recebeu um comunicado da Sesa informando que o treinamento foi adiado. A subsecretária, Aline da Franca Alencar, informou que está aguardando outro comunicado. Enquanto isso, segundo Aline, é realizado um trabalho educativo que foi iniciado durante a Expocrato.

Em Iguatu ainda não há casos suspeitos da gripe A, segundo informações do secretário de Saúde, Joab Soares. Nos últimos cinco dias surgiram rumores de que um paciente teria apresentado sintoma da doença e estaria internado no Hospital Regional. "Estamos monitorando a situação e alguns casos especulados não apresentam vínculo epidemiológico. Temos de tratar esse assunto sem alarde. Já conversamos com os médicos e outros profissionais de saúde e sabemos que a doença vai chegar à nossa cidade".

Em Sobral, onde quatro pacientes foram internados na Santa Casa de Misericórdia, com suspeita da gripe, três, entre eles o rapaz de Groaíras, já foram descartados. Conforme a coordenadora de Vigilância em Saúde de Sobral, Socorro Carneiro, esses estão completamente descartados. "Aguardamos apenas o resultado do exame de um estudante de Medicina, mas clinicamente o paciente não tem o síndrome gripal".

Mais informações:
Secretaria de Saúde de Quixadá (88) 3412.3245
Disque Influenza - Quixadá (88) 3414.4743

Alex Pimentel
Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Mande para seus amigos do orkut, twitter etc!
|
Google Analytics