Revista Central: a informação em tempo real com credibilidade

domingo, 26 de julho de 2009

Esforço Recompensado: Estudantes fazem matrícula

Limoeiro do Norte. Estudos, prova, resultados e matrícula. Tudo no mesmo mês para Taianne Michele, 17 anos, que se precisasse fazer redação de férias no mês que vem diria que estudou e passou no vestibular. Nada mal para quem fez outras tentativas e, na última sexta-feira, teve a chance de fazer a matrícula para o primeiro semestre no Instituto Federal do Ceará, campus Limoeiro, que nos últimos dias movimentou estudantes de toda a região jaguaribana. O Instituto é o principal centro de formação em tecnologia na região, e aumentou os cursos oferecidos em 2009.

“Enquanto não vem a resposta de se deu para passar em algum vestibular ou não o importante é continuar estudando, então não tem mais mês de férias”, diz Edgledson Henrique. Depois de algumas tentativas entrou o mês de julho estudando, fez prova e passou no vestibular. Sexta-feira fez sua matrícula da faculdade.

As matrículas do Instituto continuam até amanhã. Quem não passou, segue a rotina de estudos, continuando a preparação para os vestibulares da Uece, UFC e Universidade Federal do Semi-Árido, no Rio Grande do Norte.

Mas quem tem que estudar faz dos espaços alternativos os principais locais de estudos. É quando a biblioteca vira a segunda casa. Quem tem irmão mais novo — e julho ainda significa férias — prefere se isolar fora de casa, “porque dá para concentrar melhor”, diz Eudes Nogueira, 18 anos, que está o mês de julho na biblioteca do Núcleo de Informação Tecnológica (NIT) de Limoeiro. Sala climatizada e silêncio absoluto são atrativos.

“Bora, mah”; “posso não, tem que estudar”. Quem descreve o diálogo é o próprio Eudes, quando um amigo chama pra “farrear”. Noutro momento até iria, mas este ano é de vestibular, “então vale o sacrifício”. A biblioteca pública municipal também apresenta fluxo de “pré-vestibulandos”.

O local é mais atrativo pela tranqüilidade do que pela oferta de livros da área — há deficiência de livros atualizados com conhecimentos de humanas e exatas de que depende o estudo dos estudantes. Em Limoeiro do Norte, o curso Idea Vestibulares reúne muitos estudantes da periferia, da zona rural e de cidades vizinhas, que não podem pagar um curso particular, mas dão uma espécie de ajuda de custo. Teve vários aprovados.

Muitos estudantes carentes, que estudam em escola pública, têm receio da reprovação no vestibular, devido à concorrência com quem estuda em escola particular. “Então a diferença vai ser se dedicar mais”, esclarece Eudes, que em outros momentos pensou em desistir de estudar para trabalhar. Três em cada dez estudantes cearenses de escola pública reprovaram ou desistiram de concluir o Ensino Médio nos últimos anos, conforme Estudos da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Não faz parte desse índice quem, apesar de trabalhar, ajudar em casa, quer ter um futuro diferente. Narcélio Alves tem três lugares para estudar: quarto, a sala, ou a entrada de casa. Não tem que se incomodar muito com barulho dos carros. Passa mais bicicleta e moto, ainda assim o ambiente é tranqüilo. Do outro lado da pequena rua, só um cercado com mato e passarinho cantando.

Mais informações:
Instituto Federal do Ceará
Município de Limoeiro do Norte
Vale do Jaguaribe
(88) 3423.6900


Fonte: Jornal Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Mande para seus amigos do orkut, twitter etc!
|
Google Analytics