Revista Central: a informação em tempo real com credibilidade

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Novas estratégias contra a dengue no Sertão Central

Sorteio de eletrodomésticos são utilizados como estratégia no controle da dengue em Quixadá

Ventiladores, liquidificadores e batedeiras. Esses e outros eletrodomésticos são as novas armas utilizadas neste município no combate ao mosquito da dengue. Para incentivar os moradores a auxiliarem na redução dos índices de infestação, o Núcleo de Endemias da Secretaria de Saúde de Quixadá está sorteando utensílios domésticos nos bairros e distritos da cidade. Mas só tem direito a participar da promoção quem deixar os agentes de endemias inspecionarem sua casa. Quanto aos “sortudos”, só levam os prêmios se não for encontrado nenhum foco no quintal, vasos e potes.

O coordenador de endemias de Quixadá, biólogo Clemilson Paiva, aposta na ideia como alternativa para mudança do quadro diagnóstico negativo registrado no bairro do Campo Novo, onde os índices atuais são de 19%. Estão 18% acima do considerado tolerável pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Com a premiação ele espera estimular os moradores a evitarem a proliferação do inseto transmissor. “Na rua Peri Barroca, de 36 residências visitadas por um de nossos agentes, tinham focos em 33 delas”, lamenta Paiva.

Com o apoio da Zenir Móveis, parceira da estratégia premiada, 2.600 famílias do Campo Novo foram mobilizadas para o primeiro sorteio na cidade. Outros dois já haviam sido realizados na zona rural. Após a divulgação do número do cupom do morador contemplado o trio elétrico da Zenir bateu à sua porta e em seguida o levou para o palco do espetáculo, a praça do bairro. Na programação, apresentações artísticas, de aeróbica e até concursos de paródia. Três moradores deixaram de ganhar prêmios. Havia foco do mosquito da dengue em suas casas.

Entusiasmado com os resultados preliminares, o educador em Saúde, Dário Queiroz, informou que a campanha “Com a saúde você ganha” será realizada em todos os bairros de Quixadá e ainda noutros 11 distritos espalhados pela zona rural. O objetivo é contemplar todas as áreas habitacionais com o programa diferenciado de promoção da saúde. “Conquistando o maior interesse da população esperamos mudar o hábito doméstico, manter o mosquito da dengue sob controle e evitar o risco de uma epidemia. Os índices no nosso município ainda estão elevados”, comentou o mobilizador.

O percentual de infestação também é acentuado no distrito de Uruquê, na zona rural de Quixeramobim, segundo maior município da região, que faz divisa com Quixadá. A cada 100 habitações, em 13 delas foram encontrados focos da larva do mosquito. Os trabalhos estão sendo intensificados naquela área. Mas, no quadro geral levantado nas últimas inspeções, dos 18 mil imóveis acompanhados apenas 2,72% apresentam contaminação.

Para o coordenador de Vigilância à Saúde de Quixeramobim, Eugênio de Almeida, os resultados positivos alcançados em 10 das 21 localidades acompanhadas, onde não há nenhum registro do mosquito, em parte são decorrentes do cumprimento na norma 41/2006 da Secretaria da Vigilância à Saúde (SVS), subordinada ao Ministério da Saúde. Estabelece o bloqueio endemológico num raio de 300 metros.

Almeida destaca sua cidade como uma das poucas do Estado a atender a orientação técnica federal. Outra vantagem está no diagnóstico dos casos.

O especialista afirma que o município é o único do Interior a contar com laboratório próprio. Para fortalecer ainda mais as ações de combate ao mosquito transmissor da dengue, o programa “Venci o tempo. Vencerei a dengue” chega à cidade. Cerca de 200 idosos entrarão na luta em combate e prevenção da doença.

INFESTAÇÃO

"Na rua Peri Barroca, de 36 residências visitadas por agentes, tinham focos em 33 delas"

Clemilson Paiva
Coord. de endemias de Quixadá

Mais informações:

Coordenadoria de Endemias de Quixadá
(88) 3414.6459

Alex Pimentel
Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Mande para seus amigos do orkut, twitter etc!
|
Google Analytics