Revista Central: a informação em tempo real com credibilidade

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Conferência Regional de Segurança Mobiliza Sertão Central

O calendário de Conferências Preparatórias para tratar da participação do Ceará na 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (1ª Conseg), programada para o período de 27 a 30 de agosto, em Brasília, prevê sete encontros regionais em igual número de municípios cearenses. Quixadá, localizado na região central do Estado, é um deles. A Terra dos Monólitos será palco hoje, 04 e amanhã, 05 de maio, de um encontro dessa natureza, dando início às reuniões da Conseg no interior. A Conferência Regional de Quixadá será realizada na Câmara Municipal, contando com a participação de gestores, operadores de segurança e de segmentos da sociedade civil daquela região.


As etapas preparatórias estão divididas em duas categorias: Conferências Regionais Livres e Conferências Municipais Eletivas, sempre com a formação de grupos de trabalhos que apontam eixos temáticos relacionados à segurança pública. Nesses encontros, os participantes expõem e analisam propostas que possam contribuir na edificação de um sistema de segurança pública eficiente. O percentual de participação é definido pelo Ministério da Justiça e quantifica da seguinte forma: 40% de representantes da sociedade civil, 30% de operadores da área de segurança e 30% do poder público. A expectativa de presença na Conferencia Regional de Quixadá é de duzentos participantes que elegerão representantes para a etapa estadual que acontecerá em Fortaleza, no período de 24 a 26 de junho.


Contando com o município sede, a etapa de Quixadá mobilizará gestores e sociedade civil de quinze municípios da região, sendo eles Senador Pompeu, Boa Viagem, Quixeramobim, Banabuiú, Ibicuitinga, Cedro, Choró, Itapiúna, Canindé, Monsenhor Tabosa, Capistrano, Santa Quitéria, Acopiara e Madalena. Depois será a vez do município de Limoeiro do Norte, no Vale do Jaguaribe, cuja Conferência Regional se dará nos dias 14 e 15 de maio. Já a Etapa Municipal Eletiva de Fortaleza está marcada para os dias 07 e 08 próximos.

CONSEG

A 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública é um marco histórico na política nacional, constituindo-se em um valioso instrumento de gestão democrática para o fortalecimento do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), fazendo parte de um novo paradigma traçado pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).



Outras informações:
Jornalistas Angélica Martins e Nodge Nogueira
Assessoria de Comunicação da SSPDS
Fones: (85)3101.6517 – 3101.6518 (fax)
angel@sspds.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Mande para seus amigos do orkut, twitter etc!
|
Google Analytics