Revista Central: a informação em tempo real com credibilidade

sexta-feira, 17 de abril de 2009

População reclama de fiscalização do Detran


As duas maiores cidades do Sertão Central reclamam de fiscalização implacável de agentes estaduais de trânsito.

Os moradores, principalmente motoristas e motociclistas do município de Quixadá e Quixeramobim, estão revoltados com as últimas blitze realizadas por fiscais do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), nestas duas cidades do Sertão Central. Muitos reclamam de atitudes abusivas praticadas por servidores do órgão, apontados como terceirizados e desvirtuados de suas funções. Os incidentes ocorreram no último fim de semana, mas, somente após o feriadão, começaram a ser denunciados, por meio das emissoras de rádio da região.

Em Quixadá, o radialista Gomes Silveira criticou o que definiu como truculenta e arrogante a postura adotada pelos agentes do Detran. De acordo com ele, as blitze, nas portas dos clubes, pegaram muitos visitantes de surpresa. Assustados e com receio de terem seus veículos apreendidos, estacionaram carros e motocicletas a mais de 2 quilômetros das barreiras. Mototaxis e até carroças foram utilizadas no transporte até os locais das festas.

O caso mais grave ocorreu em Quixeramobim. Num ato considerado absurdo pela mídia local, uma equipe do órgão Estadual chegou a apreender duas viaturas da autarquia de trânsito dessa cidade. Mesmo fardado, cumprindo sua função, o agente municipal de trânsito, Agnaldo de Sousa, foi submetido a exame etílico. Assustado com a atitude dos fiscais do Estado e com receio de sofrer mais constrangimentos, não se recusou. Ele assegura que o resultado do bafômetro foi negativo.

Segundo o agente, o incidente só foi contornado quando resolveram aplicar os mesmos critérios em relação aos fiscais estaduais. Como gozam das mesmas prerrogativas, no âmbito municipal, exigiram também a documentação da van de placas HXG 8921, utilizada pelo Detran. Como a solicitação não foi atendida, também lavram multa. Os dois veículos da autarquia municipal haviam sido detidos porque os condutores não portavam os registros obrigatórios.

Uma semana antes, o Gol pertencente à Autarquia Municipal de Trânsito de Quixeramobim (ATMQ), caracterizado, havia sido emprestado ao Detran, quando uma comissão de habilitação precisou se deslocar à vizinha cidade de Senador Pompeu. De acordo com outros agentes da autarquia, na ocasião, os documentos não foram solicitados. Todavia, portam cópia. O original é mantido na sede da instituição.

Por conta do episódio, o presidente da ATMQ, Mauro Ricarte, pretende solicitar posicionamento do Ministério Público e encaminhar nota de repúdio à superintendência do Detran, já que trabalham com os mesmos objetivos.

Ricarte acrescentou que o órgão local é um dos mais bem estruturados do Estado, contando com 17 agentes, quatro motocicletas, um automóvel, além de uma camioneta e, também, bafômetro.

A presidenta da Comissão de Transportes e Obras da Câmara Municipal de Quixadá, Adriana Severo, também está preocupada com as abordagens das comissões de fiscalização. Considera os procedimentos abusivos. Ela pretende reunir o grupo parlamentar especial para definir quais providências irão solicitar do Poder Executivo. Avalia, inclusive, a possibilidade de uma visita ao governador do Estado, Cid Gomes. Mas, no momento, a preocupação é com o colega de bancada, César Augusto.

Quadro de funcionários

Por meio de sua Assessoria de Comunicação, a superintendência do Detran informa que todos os servidores enviados ao Interior integram os quadros funcionais do órgão. Sobre o descontentamento em relação às blitze, a autoridade age no sentido de favorecer a coletividade sempre respeitando a legislação. O desagrado parte de quem está ou pretende praticar alguma irregularidade. Proprietário e condutores que cumprem as normas estabelecidas pelo Código Nacional de Trânsito não reclamam.

Quanto ao atrito entre a autarquia municipal e os servidores do Detran, a versão dos agentes é contestada. Segundo a coordenação da equipe que esteve nas duas cidades, a abordagem ocorreu à noite, quando dois deles trafegavam em motocicletas. Ao cruzarem pela barreira, não atenderam a sinalização. Após retornarem, foram exigidos os documentos de praxe. Não portavam nenhum. Sem argumentos, os agentes agiram da mesma forma. Para intimidar a equipe, chegaram até a tirar fotografias em celulares quando, de folga, já retornavam para casa.

Sobre Quixadá, ao realizarem a operação padrão na cidade, a blitz é montada na avenida mais movimentada, a Plácido Castelo, de frente ao Hemoce. Coincidentemente, o clube está situado a poucos metros do local. Se algum veículo é recolhido ou condutor autuado é porque não está cumprindo as normas legais. Elogios aos bons motoristas são constantes.

Mais informações:

Autarquia de Trânsito de Quixeramobim
(88) 3441.1818
Detran
0800.2806898

alex pimentel
Colaborador
www.diariodonordeste.com.br

Nenhum comentário:

Mande para seus amigos do orkut, twitter etc!
|
Google Analytics