Revista Central: a informação em tempo real com credibilidade

quinta-feira, 5 de março de 2009

QUIXADÁ NA LUTA CONTRA EXPLORAÇÃO INFANTO-JUVENIL

Na manhã desta quarta-feira, 4, no Centro Cultural, ocorreu a abertura da oficina que vai capacitar professores, coordenadores e assessores pedagógicos para o Programa de Educação Contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (PETECA) na cidade de Quixadá. A oficina, que é uma ação intersetorial das Secretarias da Educação, da Saúde e do Desenvolvimento Social do município, Ministério Público, Universidade Federal do Ceará (UFC) e União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), abordará temas relacionados ao sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente, bem como metodologias para abordagem, em sala de aula, dos temas Erradicação do Trabalho Infantil e proteção ao trabalhador adolescente. Dentre essas metodologias estão aulas artes cênicas, composição e músicas e paródias, literatura e artes visuais.

Na solenidade de abertura da oficina estiveram presentes o vice-prefeito, Airton Buriti, secretária de educação do município, Ligia Saraiva; o procurador do trabalho, Antonio de Oliveira Lima; o chefe de gabinete do prefeito, Henrique Rabelo; o assessor especial de planejamento e política institucional, Manoel Messias; e representantes de outros órgãos municipais.

O PETECA utiliza a metodologia de multiplicação, ou seja, inicialmente foram capacitados 82 técnicos das secretárias de educação dos municípios cearenses, dos quais duas técnicas são de Quixadá. Elas assumem a função de coordenadora do PETECA no município. No segundo momento, a metodologia é ensinada aos professores e coordenadores pedagógicos, caso da oficina que acontece dos dias 4 a 6 de março, que vai ser canal de conhecimento para 50 profissionais da educação do município. Por fim, o tema erradicação do trabalho infantil será abordado em sala de aula, onde cerca de 100 alunos do país deverão participar do programa no primeiro semestre de 2009. Os estudantes terão aulas em quatro categorias: literatura, artes visuais, composição e artes cênicas. Ministrarão as aulas os professores e coordenadores capacitados na oficina.

Em Quixadá serão 2200 crianças e adolescentes da 5ª a 6ª e do 8º ao 9º atendidos pelo PETECA, o que vai ajudar a diminuir a estatística de 1,2 mil crianças que trabalham no Brasil. Além disso, o governo municipal está sempre investindo em educação, cultura, esporte e lazer para as crianças e adolescentes da cidade, o que dá suporte ao PETECA. Exemplo disso, é o ABC Baviera de Carvalho, um pólo de atendimento as crianças de Quixadá.

Para a secretária de Educação de Quixadá, Ligia Saraiva, o maior parceiro do município na erradicação do trabalho infantil é o governo federal. “Na hora que o pai tem um programa social, como os que são implantados pelo governo brasileiro, que dê um apoio financeiro, ele possibilita um maior acesso a escola por parte do filho, pois não vai querer que ele trabalhe e sim estude”, afirmou a secretária.

Já para o para o coordenador estadual do PETECA, Antonio de Oliveira Lima, a cultura de que o filho deve começar a trabalhar cedo é comum não só no nordeste, mas em todo país. “A erradicação do trabalho infantil tem alguns problemas a ser enfrentados, principalmente a concepção cultural de que a criança deve ajudar no sustento familiar e isso não é só no nordeste, mas no sul também. Essa barreira deve ser rompida a partir do momento em que sociedade passar a ver a criança como sujeito de direito e que a educação é uma resposta certa contra o trabalho infantil”, disse o procurador do trabalho.

Fontes: www.quixada.gov.br
www.centraldenoticias.org

Nenhum comentário:

Mande para seus amigos do orkut, twitter etc!
|
Google Analytics