Revista Central: a informação em tempo real com credibilidade

quinta-feira, 5 de março de 2009

Quixeramobim implanta atendimento informatizado para saúde


Agentes de saúde agendam atendimento clínico para famílias na porta de casa utilizando tecnologia virtual

A população deste município não tem mais que enfrentar horas de fila nos hospitais e postos de saúde da cidade para marcar consulta médica. Agora, as famílias poderão agendar o atendimento na porta de casa. Os agentes comunitários de saúde estão se encarregando do serviço diferenciado de assistência comunitária por meio do “Saúde Digital”. O projeto tem por objetivo dinamizar o amparo clínico e laboratorial, ao mesmo tempo evitar aborrecimentos e transtornos para os pacientes.

Ao todo, 160 profissionais já foram treinados. Estão iniciando a operacionalização do sistema, realizado em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC). Conforme o idealizador do projeto no município de Quixeramobim, o médico Ailson Gurgel, assessor especial da Secretaria de Saúde de Quixeramobim e coordenador da equipe de cirurgia do Hospital Valter Cantídio, além do cidadão, o setor público será beneficiado. Haverá redução nos custos e aprimoramento da formação especializada.

“O avanço tecnológico no setor da saúde pública permite a aliança entre a Medicina e a Informática agilizando o atendimento ao cidadão”, comentou o médico. Na opinião dele, é importante para os pacientes a discussão de seus casos com os médicos especialistas. Os profissionais da saúde também poderão participar de cursos e palestras a distância. Outro benefício para a população é que o resultado dos exames deve sair no mesmo dia em que é feito.

A iniciativa é vista com bons olhos pela população. Bem diferente da situação enfrentada há cinco décadas. Na época havia apenas um médico na cidade. Sozinho, atendia toda a comunidade. A mortalidade infantil era grande e a expectativa de vida girava em torno dos 45 a 50 anos. A extrema dificuldade foi destacada pelo ex-prefeito e deputado estadual Cirilo Pimenta, na solenidade de implantação do Saúde Digital.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Francisco Neto Nogueira Lima, o modelo já foi implantado em 37 cidades do Ceará. Maracanaú foi a pioneira, mas, no Sertão Central, Quixeramobim é a primeira a contar com a novidade. Ele está entusiasmado com as vantagens que serão propiciadas aos habitantes, principalmente quem mora na zona rural. Algumas comunidades ficam há mais de 50km da sede. É o caso de Encatado.

O projeto Saúde Digital advém do modelo do Telessaúde, desenvolvido pelo Ministério da Saúde. No âmbito nacional, o programa encontra-se em funcionamento nos estados de Pernambuco, Amazonas, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além do Ceará, que conta com alguns municípios integrados ao Telessaúde. Quixeramobim é o pioneiro em lançar esse modelo de largo alcance na região.

ATENDIMENTO
18 unidades de saúde de Quixeramobim são conectadas à rede de Saúde Digital. Nelas, 500 ultrasonografias, 30 mamografias e 100 endoscopias são marcadas mensalmente

QUALIDADE

"Com certeza estamos dando um importante passo na melhoria do atendimento à saúde".
Francisco Neto Nogueira Lima
Secretário Municipal de Saúde

Mais informações:
Ministério das Artes Comunitária
Católica Fonte da Água Viva:
88689999 - Fernanda
Grupo Jovem do Espírito Santo:
88779999 - Paukinho

Fonte: www.diariodonordeste.com.br
Reportagem: Alex Pimentel

Nenhum comentário:

Mande para seus amigos do orkut, twitter etc!
|
Google Analytics