Revista Central: a informação em tempo real com credibilidade

sexta-feira, 27 de março de 2009

Metrô do Cariri sairá primeiro do que o de Fortaleza



Vergonha ou orgulho? O metro do interior ficará pronto primeiro do que o da capital. O Cariri (região sul do estado do Ceará) tem o maior potencial comercial e industrial de todo interior do Ceará. A região também é palco da maior manifestação cultural e religiosa do estado. Para muitos a alma do povo cearense está lá. São mais de meio milhão de pessoas que habitam as três principais cidades (Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha).

O comércio e a indústria impulsionam a economia do Cariri, além fronteiras do Ceará. Hoje a região é um pólo referencial também nos estados visinhos. Inúmeros empreendimentos de grande porte nacional já chegaram ou estão de malas prontas para a região sul do Ceará. O metrô é um destes incrementos para dá suporte de infra-estrutura no transporte urbano as principais cidades do Cariri, que estimulam a economia. Já se fala até na criação da segunda região metropolitana do Ceará, tendo como cidades centrais (conurbação: unificação da malha urbana) o triangulo CRAJUBAR (Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha).

Sabemos que as complexidades do metrô de Fortaleza são maiores do que a do Cariri, no entanto, a obra do metro de Fortaleza começou uma década antes da do Cariri. Os trens são projetados e construídos pela empresa Bom Sinal, em sua fábrica de Barbalha (construído na própria região). O metrô ligará primeiramente as cidades de Crato e Juazeiro do Norte (em uma futura fase também ligará o município de Barbalha). Será operado pela Metrofor (que ironia!). Possuirá 9 estações e uma linha de 13,6 km de extensão. Será servido por composições do tipo VLP (Transporte Rápido Automotriz (TRAM) do Metrô do Cariri). O Metrô será composto por dois TRAMs com dois carros cada um. O equipamento possui tração a diesel hidráulica mecânica, formadas arros equipados com ar condicionado e capacidade de transporte de 330 passageiros por composição. Ache bom ou ache ruim, metrô de verdade só no Cariri, é isto!

Fonte: http://rastreadoresdeimpurezas.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Mande para seus amigos do orkut, twitter etc!
|
Google Analytics