Revista Central: a informação em tempo real com credibilidade

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Cultura: Repentistas participam do Encanta Quixadá


Geraldo Amâncio e Severino Feitosa, Valdir de Lima e Edvan Pedro, Guilherme Calixto e Antônio Eufrásio, essas e mais três duplas de violeiros repentistas de todo o Estado se apresentam esta noite, no Centro Cultural Rachel de Queiroz, no evento Encanta Quixadá. O espetáculo de versos, rimas e violas chega à quarta edição, exaltando mais uma vez os profetas das chuvas. Os desafios de trovadores começam às 20 horas e abre a programação do 13º Encontro dos Profetas das Chuvas, que continua neste sábado.

Antecedendo as disputas de viola, será exibido o documentário “Os profetas da chuva”, de Marcos Moura. A seguir, haverá a encenação de uma peça em homenagem aos profetas Francisco Mariano Filho e Antônio Anastácio da Silva, o Paroara, pseudônimo herdado do pai. Além de rastreador das chuvas, é poeta popular. A veneração decorre da dedicação de ambos à preservação da cultura sertaneja. Mesmo doente, Chico Mariano insiste no trabalho de adivinhar o tempo.

Na noite cultural, também haverá o lançamento de mais uma obra do escritor e crítico literário, Abelardo Montenegro. Recebe o mesmo título do curta-metragem. Na oportunidade, o pesquisador e escritor João Eudes Costa apresentará seu mais recente livro, “Ruas que contam a história de Quixadá”. O poeta e profeta, Erasmo Barreira, declamará no evento, enfatizando a relação da seca com a religião.

Quanto às violas, o presidente do Instituto de Pesquisa de Viola e Poesia Cultural do Sertão Central, João Soares, afirma ter sido a maneira encontrada para valorizar esses artistas. Os cantadores da região apontam o Encanta Quixadá como um dos mais expressivos momentos de valorização das raízes da cultura popular.

É uma das raras oportunidades em que podem expor seus talentos diante de uma platéia. Exibições assim estão sumindo. De grande porte no Ceará, apenas o Festival Internacional de Trovadores e Repentistas. Passou pelo Sertão Central no ano retrasado. O último foi realizado em dezembro passado, no Vale do Jaguaribe.

Mais informações:
IV Encanta Quixadá
Centro Cultural Rachel de Queiroz
A partir das 19 horas, abrindo a programação do 13º Encontro dos Profetas das Chuvas

Fonte: Diário do Nordeste
Alex Pimentel
Colaborador

Nenhum comentário:

Mande para seus amigos do orkut, twitter etc!
|
Google Analytics