Revista Central: a informação em tempo real com credibilidade

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Gruta Franciscana: Devotos comemoram inauguração de santuário


Entusiasmo, alegria e devoção. Centenas de fiéis lotaram a “Gruta de São Francisco”, como é mais conhecido o parque religioso situado a 7km do Centro de Quixadá, na tarde do último domingo, na sua inauguração. Comemoraram com o padre gaúcho Rosalino Vanzin mais uma importante realização da Paróquia de São Francisco de Assis nos últimos anos. Depois da reforma da igreja, acabavam de concluir as obras do novo santuário da “Terra dos Monólitos”.

A primeira celebração foi presidida pelo bispo diocesano Ângelo Pignoli. Na oportunidade, o supervisor episcopal da Diocese de Quixadá lembrou a importância do belo recanto natural para o fortalecimento da fé e da devoção ao santo protetor dos pobres e da natureza. Também destacou o empenho do pároco e seus colaboradores. Encontraram mais um belo e agradável local para orações e contemplação.

O bispo se refere ao conjunto paisagístico-religioso, erguido diante de um dos enormes blocos rochosos a entornarem a cidade sertaneja situada a 160km de Fortaleza. No local, além do templo em estilo rústico, uma fonte natural subterrânea e uma enorme escultura de São Francisco complementam o espaço natural. Outra atração, para os mais dispostos, é subir os 33 degraus de acesso à estátua e contemplar do alto a paisagem singular da região.

Assim como o sacrário de Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão, erguido na Serra do Urucum, o recanto franciscano foi criado a partir da inspiração nas imensas rochas que cercam Quixadá. O pároco idealizador do projeto lembra de um passeio ao lugar, na mobilização das pastorais. Ficou encantado com o sítio monolítico da Fazenda São Francisco. Comentou seus planos com os proprietários. Ficou feliz. São devotos fervorosos do santo.

A expectativa do padre Rosalino Vanzin e dos representantes das pastorais de São Francisco é de que os fiéis preservem o belo recanto como também a tradição da procissão na data dedicada ao santo, 4 de outubro. Foi assim este ano, quando dezenas de devotos participaram da caminhada religiosa de aproximadamente 5km, da Gruta à igreja reinaugurada em agosto de 2006. Esperam atrair um número cada maior de devotos nessa data, todos os anos.

SAIBA MAIS

Protetor
São Francisco de Assis nasceu em Assis, na região da Umbria, província de Perugia, na Itália. Seu nome de batismo era Giovanni Battista di Pietro di Bernadone. Foi um religioso católico, fundador da ´Ordem dos Frades Menores´, mais conhecidos como Franciscanos. Por seu apreço à natureza, é conhecido como o santo patrono do meio ambiente e dos animais. Foi canonizado em 1228

Turismo
Quixadá é conhecida mundialmente por sua geografia peculiar. É considerada o paraíso dos montanhistas no Nordeste. Suas formações rochosas contrastam com a paisagem sertaneja. A mais famosa delas é a Galinha Choca. A Pedra do Cruzeiro é outra interessante atração. De cima do mirante natural, no Centro da cidade, é possível vislumbrar sua urbanização e o pôr-do-sol

Mais informações:
Santuário Ecológico de S. Franc.
Rodovia CE 265 - 7km de Quixadá - Fazenda São Francisco
Paróquia de São Francisco de Assis: (88) 3412.0325

Nenhum comentário:

Mande para seus amigos do orkut, twitter etc!
|
Google Analytics