Revista Central: a informação em tempo real com credibilidade

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Você tem medo da gripe?

Com tantas doenças perigosas por aí, a gripe é uma das doenças mais negligenciadas nos dias de hoje. Mas você sabia que quando fazem pesquisas e projeções a gripe é sempre tida como uma das mais prováveis de extingüir a raça humana?

Sempre que uma pessoa fica gripada, trata isso de forma completamente natural, e ainda confunde a doença com um resfriado. Na verdade, a gripe é uma doença que pode até ser bem recente, pois seu primeiro caso confirmado foi em 1933. Mais ou menos na geração de nossos avós. E uma doença tão recente como essa se espalhou por todo mundo e a tratamos como algo totalmente natural, inofensivo.

Desde que sua existência foi confirmada, tivemos várias epidemias e pandemias (epidemias de proporção mundial). Sabia que numa das pandemias morreram 40 milhões de pessoas? Sim, é muita coisa.

Você tem medo da gripe? Não? Pois devia ter. Uma das coisas mais perigosas sobre a gripe é, além do seu alto poder contagiante, o fato de que ela consegue evoluir a cada 3 ou 4 anos. Você tem noção do que é isso? Nós, humanos, levamos quanto tempo por ciclo de evolução? Dezenas de milhares, ou até mesmo centenas de milhares de anos. E a gripe leva de 3 a 4 anos para evoluir. Exatamente por este motivo não existe cura para gripe, apenas vacina de prevenção. No tempo que levariam pra pegar o vírus, estudá-lo e produzir curas em massa ele já evoluiu pra outra coisa e se tornou imune à cura anterior. Está assustado?

Nós temos tido muita sorte que nenhuma das evoluções da gripe a tornou uma doença muito mais mortal… por enquanto. Mas essa alta capacidade de evolução é muito perigosa. É justamente por causa dela que o a gripe das aves conseguiu evoluir de uma forma a conseguir contaminar aves E humanos ao mesmo tempo. E não estávamos preparados pra ela. Pessoas morreram.

O que as próximas evoluções desta doença nos trarão? Será que sofrerá uma mutação que a deixe imune às nossas vacinas de prevenção? Pior ainda, será que a próxima mutação a tornará imune aos nossos anti-corpos? Só o tempo dirá… mas se eu fosse pra apostar entre AIDS e gripe para a extinção humana, apostaria na gripe. A AIDS não passa pros outros com um simples espirro…

Nenhum comentário:

Mande para seus amigos do orkut, twitter etc!
|
Google Analytics