Revista Central: a informação em tempo real com credibilidade

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Crescem espionagem e roubo de dados na internet, diz FBI

Espionagem de computadores e roubo de informações pessoais cresceram notavelmente no último ano, custando dezenas de milhões de dólares e desafiando a segurança dos Estados Unidos, de acordo com o FBI, a polícia federal norte-americana.

Diversos grupos criminosos têm sido atraídos pela facilidade que a internet oferece de alcançar milhões de vítimas em potencial, de acordo com Shawn Henry, diretor-assistente do FBI.

Dois países têm tido um "interesse agressivo" em entrar em redes de companhias norte-americanas e agências do governo, segundo Henry, que se negou a informar que países são esses.

Agências de inteligência, no entanto, têm demonstrado preocupação em relação a Rússia e China, pois são países que têm capacidade de espionar eletronicamente os Estados Unidos, chegando a interromper redes de computadores.

Um dos exemplos dessa espionagem eletrônica se deu quando a Geórgia acusou Moscou de conduzir uma espécie de "guerra cibernética" para fechar sites governamentais do primeiro enquanto aumentava a ofensiva militar.

Reforço

Enquanto as atividades maliciosas prevalecem e o risco continua a crescer, a polícia identifica métodos que têm sidos usados pelos criminosos.

Um deles é o "botnets", em que um programa malicioso espalha por vírus de computador redes que podem ser usadas para roubo de dados ou para desligar o sistema.

Por outro método, o "spearfishing", hackers conseguem cópias de lista de e-mails de empresas e solicitam informações pessoais de funcionários.

O Internet Crime Complaint Center, que ajuda o FBI nas investigações, declarou que mais de 1 milhão de queixas já foram registradas desde 2000, quando o centro foi criado. O número tem crescido, ficando entre 18 mil e 20 mil por mês, hoje em dia, segundo Henry.

Pelo celular

Em relatório divulgado na semana passada, pesquisadores da Georgia Tech alertaram que os celulares também abrem um novo caminho para o ataque de hackers, principalmente por ganharem, cada vez mais, poderes de computadores.

Nenhum comentário:

Mande para seus amigos do orkut, twitter etc!
|
Google Analytics