Revista Central: a informação em tempo real com credibilidade

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

As profissões em alta no futuro

Onde você estará daqui a 5 anos? E daqui a 10 anos? Se essas perguntas já são difíceis de responder, imagine tentar prever como será o Brasil no futuro. Onde estarão as oportunidades de emprego? Diversas variáveis devem ser levadas em conta ao se escolher a carreira profissional.

Num mercado de tantas incertezas, pelo menos uma coisa é certa: a necessidade de formação acadêmica. Quem não se preparar perderá espaço no cada vez mais concorrido mercado de trabalho. O clichê ´investir na educação é investir no futuro´ nunca esteve tão em voga.

O mercado está expandindo as suas áreas e novos cursos surgem todos os dias com o propósito de atender demandas por profissionais especializados ou pelo desmembramento de habilitações tradicionais. Algumas novas graduações podem representar boas oportunidades de trabalho.

Fique atento: estudiosos e pesquisadores apontam cinco segmentos com potencial de crescimento das carreiras mais promissoras. São eles: Tecnologia, Agronegócio e Meio Ambiente, Qualidade de Vida, Educação e Entretenimento.

Tecnologia

A informática e a telefonia celular são apontadas por especialistas como grandes empregadoras no presente, que devem continuar assim no futuro, enquanto novidades, como a aguardada tevê digital, prometem abrir todo um novo campo de trabalho.

A Tecnologia da Informação (TI) envolve hardwares, softwares e serviços. Em Comunicação, estão os celulares, por exemplo. Em Informação, a área que mais cresce no mundo é a de software, que diz respeito aos programas. Estes podem ser produzidos para escala comercial (como Word e Windows) ou customizados, que são encomendados por empresas para suprir suas necessidades.

Agronegócio e Meio Ambiente

O Brasil é um dos países em boas condições de enfrentar um grande temor do século XXI: a falta de energia. Além dos recursos naturais que nos permitem ter hidrelétricas, o País tem uma boa vantagem competitiva na agroenergia, especialmente com a produção de etanol e biodiesel.

O mercado de trabalho para engenheiros agrônomos (na recuperação de pastagens degradadas e produção de cana de forma sustentável), gestores (de usinas) e engenheiros de logística (que cuidarão de escoamento e transporte de produto) irá crescer.

Paralelamente, amplia-se a consciência ecológica das pessoas e a promoção de um crescimento sustentável. Profissionais como gestor ambiental (que viabilizam a exportação de móveis de madeira certificada para países desenvolvidos) e advogados de direito ambiental serão mais requisitados.

Qualidade de Vida

O setor engloba a área de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, e de serviços. Encaixam-se no perfil desta indústria profissionais como químicos e revendedores, psicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas - incluindo os quiropraxistas, uma ocupação que cresce no País. Com a vaidade em alta, médicos dermatologistas e cirurgiões plásticos têm um amplo mercado pela frente e boa remuneração. Oportunidades de trabalho, especialmente em spas e clínicas, surgirão também para esteticistas.

Educação

Em um mercado de trabalho que exigirá cada vez mais profissionais multimídia e superespecializados será necessário um grande contingente de professores para suprir esta demanda por aprendizado. O professor com boa formação e antenado com as tendências será valorizado.

O ensino superior privado no País viveu um boom de 1997 a 2003. Nesse período, o total de novos alunos subiu 150% (de 392 mil em 1997 para um milhão em 2003).

Entretenimento

Diversão é coisa séria. O mercado de entretenimento se profissionalizou e os consumidores buscam qualidade.

O grande destaque fica para o turismo. O Ministério do Turismo tem como meta até 2010 gerar 1,7 milhão de empregos e US$ 7,7 bilhões em divisas.

Dentro da internet, então, as oportunidades são incontáveis. Com a popularização da banda larga, a produção de novelas e filmes para a internet será realidade. Isso ampliará o mercado de trabalho para roteiristas, diretores produtores e atores.

Nenhum comentário:

Mande para seus amigos do orkut, twitter etc!
|
Google Analytics