Revista Central: a informação em tempo real com credibilidade

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Após 46 dias presos, Justiça expede habeas corpus e libera vereadores de Ibaretama

Os dois negam qualquer participação nas acusações e se colocaram a disposição da justiça. 

Uma multidão de pessoas foi receber no inicio da noite desta quinta-feira, 14, os dois vereadores do município de Ibaretama, no Sertão Central cearense, eles estavam presos preventivamente acusados de participação em esquema de corrupção.

O vice-presidente da Câmara Municipal, Francisco Oliveira Filho e o vereador José Maria Cunha,que estavam presos preventivamente desde do dia 31 de maio de 2011, receberam o direito de responder as acusações em liberdade. Recentimente as três autoridades do município de Ibaretama estavam presos no Quartal da Polícia Militar de Quixadá, por determinação também da justiça. O Secretário de Obras, Raimundo Moraes, continua preso.

O Ministério Público do Estado do Ceará, representado pelos promotores de Justiça da Procuradoria dos Crimes contra a Administração Pública (PROCAP), em parceria com o Tribunal de Contas dos Municípios e a Polícia Federal, deflagraram a “Operação Inselberg” que cumpriu 24 mandados de busca e apreensão e 21 mandados de prisão, sendo três destes mandados de prisão preventiva contra os dois vereadores de Ibaretama e o secretário de Obras municipal. Também foram presos temporariamente membros da Comissão de Licitação de Ibaretama, empresários e um ex-prefeito de Reriutaba. Todos já estão soltos e vão responder em liberdade.

Eles são acusados de formação de quadrilha, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro, licitações fraudulentas com desvio de dinheiro público, peculato e empréstimos consignáveis com comprometimento de até 90% dos vencimentos de alguns servidores. A ação resultou no desmonte de esquema de fraudes em licitações para obras públicas e contratação de assessores fantasmas.

As denúncias ao Ministério Público partiram do ex-presidente da Câmara Municipal de Ibaretama, João Vieira Picanço, depois que foi denunciado de ter cometido irregulares por seus pares.

Familiares e amigos foram receber os vereadores e o secretário na unidade da Polícia Militar de Quixadá. Os dois negam qualquer participação nas acusações proferidas pelo representante do MP e se colocaram a disposição da justiça.

Matérias Relacionadas Após 46 dias presos, Justiça expede habeas corpus e libera vereadores de Ibaretama
PROCAP denuncia prefeito de Ibaretama por corrupção
Câmara de Ibaretama aprova CPI do Executivo e do Legislativo
Presidente da Câmara Municipal de Ibaretama cancela sessão ordinária
Prefeito de Ibaretama presta depoimento e se defende de acusações
Reveja o vídeo do possível esquema de corrupção em Ibaretama
Vereador de Ibaretama desmente boletim da PM
Prefeito de Ibaretama vai à PGJ prestar depoimento na próxima segunda-feira
Divulgado primeiros nomes dos acusados de formação de quadrilha em Ibaretama
Em desabafo, blogueiro e correspondente da Ibaratema diz “temo por minha vida”
Nota de repúdio contra agressão do nosso correspondente em Ibaretama
“Operação Inselberg”: Cumpriu 24 mandados de busca e apreensão e 21 mandados de prisão em Ibaretama
Policia Federal faz operação contra a corrupção em Ibaretama

Nenhum comentário:

Mande para seus amigos do orkut, twitter etc!
|
Google Analytics