Revista Central: a informação em tempo real com credibilidade

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Hiper Moderno parte na frente e lança sacolas ecológicas em Quixeramobim

A partir de agora quem comprar leva gratuitamente sacola reciclável. 

Preocupado com a preservação ambiental, o empresário Heliado de Sousa, proprietário do Supermercado Hiper Moderno, localizado na cidade de Quixeramobim, no Sertão Central cearense, resolveu tomar uma medida digna de elogios que é a substituição de sacolas plásticas para as ecologicamente corretas, as denominadas “Ecosacolas”. Estima-se que cerca de 300 milhões de sacolas plásticas saem todos os dias do comércio mundial e passam por nossas casas tendo como triste fim a poluição do meio ambiente. O número representa cerca de 10% do lixo do no Brasil.

“A partir de agora quem fizer compras no “Hiper Moderno” em Quixeramobim, vai levar para casa além dos produtos, consciência ambiental (sacolas ecológicas), a idéia é estimular os demais comerciantes da cidade a aderir a nossa iniciativa pioneira no município”, ressalta Heliado de Sousa.  Segundo o empresário, foram confeccionadas duas mil sacolas ecológicas para serem distribuída gratuitamente aos clientes que efetuarem compras no seu supermercado.

Na visão do empresário, pensar na sustentabilidade ecologicamente correta é uma tendência já adotada por grandes redes mercantis em algumas capitais, porém, em especial na região do Sertão Central ainda não havia sido implantada, “O Hiper Moderno sai mais uma vez na frente, quando o assunto é pensar na melhoria de vida dos nossos clientes”, enfatiza o empreendedor.

As EcoSacolas é uma marca de produtos fabricados com matérias-primas ecologicamente corretas como: algodão, juta, tecidos reciclados e alternativos.

Os sacos de plástico não são formas de transporte inócuas para o ambiente por dois motivos essenciais: o elevado número de sacos produzidos por ano (cerca de 150 por pessoa por ano) e a natureza não biodegradável do plástico com que são produzidos. Além disso, a manufatura do polietileno faz-se a partir de combustíveis fósseis e acarreta a emissão de gases poluentes.

Calcula-se que cerca de 90% dos sacos de plástico acabam a sua vida em lixeiras, ou como em resíduos ou como contentores de desperdícios.  Na verdade estes objetos ocupam apenas cerca de 0,3% do volume acumulado nas lixeiras. Mesmo assim, dada a sua extrema leveza, se não forem bem acondicionados os sacos de plástico têm a tendência de voar e espalhar-se pelo meio ambiente. Esta situação pode provocar outros tipos de poluição.

Quase todos os sacos de plásticos não acondicionados em lixeiras acabam, mais cedo ou mais tarde, por chegar aos rios e aos oceanos. Os ambientalistas chamam a atenção para este problema e citam o fato de milhares de baleias, golfinhos, tartarugas-marinhas e aves marinhas morrerem asfixiadas por sacos de plástico. O caso ocorreu em 2002, quando uma baleia anã deu à costa da Normandia com cerca de 800 kg de sacos de plástico encravados no estômago.

Pesquisa realizada pelo portal Revista Central, consta que um saco plástico comum pode demorar cerca de 100 anos (dependendo da exposição à luz ultravioleta e outros fatores) para se decompor, enquanto que a sacola ecológica levaria cerca de 60 dias.
Maiores Informações

Hiper Moderno
Rua Capital Raimundo, 100
Centro – Quixeramobim-CE

Nenhum comentário:

Mande para seus amigos do orkut, twitter etc!
|
Google Analytics