Revista Central: a informação em tempo real com credibilidade

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Fatec Sertão Central é premiada em congresso internacional de apicultura

Os resultados obtidos pela pesquisa realizada pela FATEC Sertão Central foram muito melhores que o esperado 

Durante os dias 11 a 14 de outubro, a cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, foi sede do 10º Congresso Íberolatino Americano de Apicultura, evento que fora promovido pela Federação Ibero-latinoamericana de Apicultura – FILAPI, Confederação Brasileira de Apicultura – CBA e pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do rio Grande do Norte – SEBRAE, com a realização da Federação Apícola do Rio Grande do Norte – FARN.

O congresso reuniu aproximadamente 2.500 participantes em quatro dias de programação. Este ano, o tema central do evento era “O meio ambiente e a apicultura no agronegócio”. Durante todo o encontro ocorreram conferências, simpósios, discussões acerca dos temas ligados à produção na apicultura e meliponicultura, bem como a Feira Internacional de produtos e material apícolas, artesanatos com tema apícola, equipamentos específicos para este segmento, produção de produtos medicinais e cosméticos, assim como excursões técnicas.

A Faculdade de Tecnologia Centec – Fatec Sertão Central participou do 10º Congresso Íberolatino Americano de Apicultura apresentando a pesquisa “Efeito do uso de coalhada no comportamento de pastejo em apis mellifera na região de Quixeramobim – CE”, do professor Antonio Abreu da Silveira Neto, mestre em Zootecnia/Apicultura. A pesquisa consiste em testar como a coalhada de leite bovino poderia influenciar o comportamento de pastejo das abelhas nas flores, possibilitando o uso da técnica para programas de polinização ou produção de pólen.
Os resultados obtidos pela pesquisa realizada pela FATEC Sertão Central foram muito melhores que o esperado, superando inclusive as suplementações artificiais, conseguindo assim diminuir os custos de produção da abelha rainha significativamente, pois o litro de leite alimenta duas colméias e custa de 0,50 a 0,60 centavos de real. Outros alimentos também foram testados com sucesso para produção de rainhas, como o iogurte, a clara de ovos e o próximo passo será o soro do leite (que vai baratear ainda mais os custos de produção de rainhas), todos adicionados de mel ou açúcar.

A pesquisa da FATEC Sertão Central concorreu com trabalhos de toda a América Latina, Europa e Estados Unidos, conseguindo conquistar o prêmio de melhor trabalho enviado para o 10° Congresso Íberolatino Americano de Apicultura, superando até pesquisas como a da famosa própolis vermelha.

 Instituto Centro de Ensino Tecnológico - Centec

Nenhum comentário:

Mande para seus amigos do orkut, twitter etc!
|
Google Analytics