Revista Central: a informação em tempo real com credibilidade

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Prevenção do câncer de colo do útero entre as agricultoras do Ceará

Imagem Ilustração da internet
O próximo mutirão vai ser realizado no município de Piquet Carneiro, também no sertão cearense, no dia 15 de outubro.

Um mutirão foi criado para facilitar o acesso ao exame de prevenção do câncer de colo do útero entre as agricultoras do norte do Ceará. As mulheres entenderam a importância de cuidar da saúde e compareceram em massa. 

Centenas de agricultoras movimentaram a paisagem cinza do sertão. A pé, de moto ou de ônibus, o destino era o distrito de Padre Viera, em Viçosa, norte do Ceará, para fazer o exame de prevenção de câncer de colo de útero. 

“Eu falei para a agente de saúde que se desse pra me botar era bom, porque eu gosto de fazer. Quer dizer, não é gostar, mas é porque precisa”, diz Francisca Vieira, aposentada. 

A iniciativa é da Confederação Nacional de Agricultura em parceria com sindicatos rurais e secretarias de saúde. Com o tema Útero é Vida, os mutirões estão sendo realizados em 20 municípios do estado. 

“Pra mim é importante se descobrirem alguma coisa que a gente tem, porque a saúde da gente é o mais importante”, acredita Maria do Socorro da Conceição, agricultora. 

Este é o 12º mutirão realizado no Ceará e o número de mulheres que procuram o atendimento tem sido cada vez maior. Em Viçosa a meta era atender 150 agricultoras, mas o número mais do que dobrou. 

Maria do Socorro já é mãe, mas nunca fez o exame. “Eu tinha medo de fazer, só que as amigas que já fizeram deram conselho pra fazer, que é muito importante, porque vai que a gente tem alguma doença”, revela a estudante. 

No município de Morrinhos, também no norte do estado, 521 agricultoras fizeram o exame. Para a coordenadora do programa, a procura das mulheres do campo por este tipo de exame tem um significado importante. “Qual é a importância? As mulheres vão fazer o seu exame de prevenção de câncer de colo de útero, que é o segundo tipo de câncer que mais mata entre as mulheres, e além dela sair com sua saúde em dia, elas vão ter um dia voltado para elas”, afirma Anna Kelly Cláudio, coordenadora do Programa Útero é Vida.
Além de cuidar da saúde, as mulheres assistiram palestras educativas, participaram de uma sessão de embelezamento e ainda receberam kits de limpeza. “É bom demais. A mulher se sente boa, com mais beleza”, garante Alzenira Sousa, agricultora. 

O próximo mutirão vai ser realizado no município de Piquet Carneiro, também no sertão cearense, no dia 15 de outubro. 


Nenhum comentário:

Mande para seus amigos do orkut, twitter etc!
|
Google Analytics