Revista Central: a informação em tempo real com credibilidade

terça-feira, 4 de maio de 2010

Mistério: Bezerro nasce parecido com um Canguru em Madalena

Bezerro_Ganguru_MadalenaBezerro_Ganguru_Madalena7“O pai vai fazer 74 anos e disse que nunca tinha visto uma coisa igual”, diz morador assustado.

No município de Madalena, Sertão Central cearense, 184 km de Fortaleza, o nascimento de um bezerro é causa de mistério entre os moradores da fazenda Várzea Alegre, aproximadamente 22 km da cidade. Na fazenda de 470 hectares, possui cerca de 250 cabeças de gado de varias raças, constantemente nascem novos bezerros, mas um nasceu de forma especial e tem atraído curiosos de toda Madalena.

Filho de uma novilha da raça Girolanda e de um touro Holandês, o bezerro Canguru como foi batizado pelos donos, nasceu na madrugada do dia 29 de abril, com apenas duas patas. Quando o vaqueiro da fazenda, Raimundo Nonato Matos, 52 anos e 30 de profissão, foi constatar que de fato a novilha “Meia-Lua”, (nome de batizo), havia parido, conta que voltou assustado, foi contar de Bezerro_Ganguru_Madalena2imediato ao fazendeiro que, “Meia-Lua” tinha dado luz, mas tinha nascido no lugar de bezerro um Canguru, “era de madrugada de quinta-feira, fui ao curral ver se “Meia-Lua” tinha parido, quando cheguei pertinho dela vi que tinha nascido o bezerro e ao observar o sexo do animal, vi que tinha algo errado, pois não tinha as pernas da frente”. Neste momento o vaqueiro disse que soltou o bezerro e foi correndo contar ao seu patrão da esquisitice. Ao chegar à casa do proprietário da fazenda, Raimundo Nonato, fala o que havia presenciado, mas o fazendeiro não acreditou, Bezerro_Ganguru_Madalena8disse apenas que era porque estava escuro e que ele fosse dormir.

Já a luz do sol, o fazendeiro e agropecuarista, Francisco Almir Frutuoso Severo, foi ao curral vê o bezerro de perto e ao chegar notou que faltava às patas dianteiras, “ao vê pela primeira vez a gente toma um susto, mas aos poucos percebi que tínhamos que cuidar dele. Hoje, ele é o xodó dos meninos e da circunvizinhança”. O fazendeiro que é também assessor de comunicação da prefeitura de Madalena Bezerro_Ganguru_Madalena04garante que não pretende sacrificar o bezerro por ter essa anomalia, disse ainda se depender dele vai fazer de tudo para criar, se possível pretende até colocar prótese. Frutuoso vai pedi ajuda a especialistas para diagnosticar o que realmente aconteceu com o bezerro.

A dona de casa que é esposa do fazendeiro, Ana Célia, 38 anos, ficou impressionada ao vê o bezerro com apenas duas patas, ela não descarta ser coisa do fim do mundo, “como é que pode um bezerro nascer Bezerro_Ganguru_Madalena5parecido com um Canguru, isso não é coisa desse mundo não”. Diferente dos demais, o adolescente Almir Júnior, 14 anos, e a sua irmã Ana Letícia, 12 anos se divertem com o misterioso bezerro.

A notícia do nascimento do estranho bezerro já toma conta de todo o município e tem atraído curiosos para vê de perto, como é o caso do agricultor Glaudino Araújo Silva, 42 anos, ele mora vizinho e ao saber da suposta noticia teve que conferir com os seus próprios olhos, “confesso Bezerro_Ganguru_Madalena6Bezerro_Ganguru_Madalena0101Bezerro_Ganguru_Madalena09nunca tinha visto um bezerro sem as mãos da frente”.

O bezerro Canguru precisa de ajuda para pode ser alimentar. Hoje, ele consume quatro litros de leite na mamadeira e às vezes os vaqueiros têm que segura-lo e alimenta-lo nas mamas da vaca.

Fique por dentro

A fazenda Várzea Alegre foi fundada em 1898, possui 470 hectares de terra, tem cerca de 300 cabeças de gados e fica a 22 km da sede da cidade de Madalena, Ceará.

Raça de Gado: Girolando é um mestiço entre zebu e europeu, e desta maneira não poder ser classificado como raça zebuína, o cruzamento possui hoje importante papel na produção leiteira nacional, e desta maneira merece espaço dentre as importantes raças bovinas tropicais.

O Gado Holandês, cuja origem e reconhecimento se devem ao seu potencial como raça produtora de leite, tem a sua história com registro antes da era cristã. Os historiadores admitem a sua existência há mais de 2.000 anos, descendendo diretamente dos bovinos Frísios e Batavos, que desde 300 anos AC povoavam as regiões do Norte dos atuais grandes rios Wall e Reno.

Canguru é o nome genérico dado a um mamífero marsupial pertencente a quatro espécies do género Macropus (ver caixa) da família Macropodidae, que também inclui os wallabees. As características incluem patas traseiras muito desenvolvidas e a presença de uma bolsa (o marsúpio) presente apenas nas fêmeas na qual o filhote completa seu desenvolvimento. O canguru é o animal-símbolo da Austrália.[1]

A sua alimentação baseia-se em vegetais e frutas. O pêlo do canguru é, geralmente, espesso. Crescem durante toda a vida. A sua cauda mede de 0,70 cm a 1,40 m. A maior parte dos cangurus têm orelhas grandes e cabeça pequena.

Com informações da Revista Central

Nenhum comentário:

Mande para seus amigos do orkut, twitter etc!
|
Google Analytics