Revista Central: a informação em tempo real com credibilidade

sábado, 8 de agosto de 2009

Feira Territorial no Sertão

Comercialização de produtos e serviços, comidas típicas, artesanato, apresentações culturais, oficinas temáticas, rodadas de conversação e palestras. O Parque de Exposições Moisés Ferreira, a popular Feira dos Animais de Quixadá, abriu, ontem, suas "porteiras" para a I Feira Territorial da Agricultura Familiar e Empreendimentos Solidários do Sertão Central. O evento segue até hoje como alternativa para o fortalecimento das políticas públicas voltadas aos pequenos produtores rurais da região.

Segundo o técnico agrícola José Cláudio da Silva, coordenador da Base de Serviços e Comercialização do Território da Cidadania no Sertão Central, grupamento responsável pela articulação da feira especial, representantes de todos os municípios da macrorregião sertaneja participarão da jornada que se estende até esta noite.

Além da mobilização dos grupos produtivos de base familiar, a cultura e o turismo ganharão espaço no empreendimento que "tem a cara do sertão".

Além da comercialização de produtos, serviços e animais, oficinas de beneficiamento de pescado e rodadas de conversação sobre cooperativismo e associativismo estimulam o aprimoramento da cadeia produtiva. A agricultura familiar e o desenvolvimento do semi-árido, o comércio justo, economia solidária e o turismo rural também são abordados por técnicos do Sindicato dos Técnicos Agrícolas do Ceará (Sintace) e especialistas do Instituto Federal do Ceará (IFCe) no encontro.

Na programação da sexta-feira ainda estava prevista palestra sobre a Difusão do Algodão Orgânico e Agroflorestal, com orientações de representares técnicos do Esplar e da Fundação Cepema, desfile de Moda da Agricultura e Empreendimentos Solidários, concurso de gastronomia típica e barraca mais criativa. O enceramento estava programado para as 21 horas com forró pé de serra e manifestações culturais populares.

Nesta manhã, haverá concurso de cabra mais produtiva, apresentações culturais, oficina da Rede Produtiva das Mulheres no Território da Cidadania e palestras sobre As Conquistas das Mulheres na Economia Solidária. O programa nacional de produção de biodiesel também será abordado.

A I Feira Territorial se encerra no início da noite com concurso de cacho de mamona com mais frutos e, também, entrega de prêmios.

O articulador estadual da Secretaria de Desenvolvimento Intersetorial, Lacerda Souto, vê a iniciativa como mais uma alternativas de estímulo aos pequenos produtores. Além dos investimentos de recursos federais, da ordem de R$ 15 bilhões, por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), ao qual sua secretaria é vinculada, é preciso estabelecer continuidade produtiva. A exposição setorial é uma interessante forma de fomentar o intercâmbio produtivo e comercial entre os participantes, avalia.

Desenvolvimento

A representante do colegiado do Comitê Setorial de Mulheres e do governo municipal local, Sheila Gonçalves, destaca o movimento como uma oportunidade para um maior desenvolvimento da agricultura familiar.

"A nossa intenção é trazer para cá caravanas de outros municípios. Além disso, representantes que compõe o Território também estarão em Quixadá", disse Sheila Gonçalves. Ela disse, ainda, que o evento será realizado anualmente e cada ano será em uma das cidades participantes do programa do Governo Federal. No entanto, a comissão organizadora avalia a possibilidade de promover o encontro mensalmente.

A I Feira Territorial é realizada pelo Conselho de Desenvolvimento Territorial (CDT) e Base de Serviço de Comercialização do Sertão Central. O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR), Sindicato dos Técnicos Agrícolas de Nível Médio do Sertão Central (Sintace), Federação das Associações Urbanas e Rurais de Quixadá, Comitê Setorial de Mulheres do Sertão Central, Coordenadoria de Políticas para Mulheres, Programa Bolsa Família de Quixadá, Cooperativa de Agricultores e Criadores de Banabuiú e Articulação do Território da Cidadania integram a comissão organizadora. Além disso, o Banco do Brasil, o Banco do Nordeste, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e Petrobras patrocinam a feira e o Sebrae, a Prefeitura de Quixadá MDA e SDT apóiam o evento.

Estrutura

Para a realização da Feira Territorial do Sertão Central, na cidade de Quixadá, foram montados 50 stands. Do evento participam 32 cidades e 12 municípios integram o eixo regional.

Mais informações:

Comissão da Feira Territorial do Sertão Central
(88) 3414.6426

ALEX PIMENTEL
COLABORADOR

Nenhum comentário:

Mande para seus amigos do orkut, twitter etc!
|
Google Analytics