Revista Central: a informação em tempo real com credibilidade

domingo, 2 de agosto de 2009

Fã clube promove homenagem Luiz Gonzaga


Fã clube promove homenagem a Luiz Gonzaga, estimulando a valorização da arte popular nordestina

Quixeramobim. Uma semana inteira de homenagens. Fãs do famoso "Rei do Baião", "Embaixador Sonoro do Sertão", "Velho Lua" ou simplesmente "Gonzagão", reverenciam o mais famoso sanfoneiro do Brasil com diversificada programação cultural no coração geográfico do Ceará, no Sertão Central. O tributo tem início na tarde de amanhã, segunda-feira 3, no Programa Crepúsculo do Sertão, transmitido pela Difusora Cristal, uma das mais antigas emissoras do Estado desta cidade. Em seguida, a partir das 19 horas, será celebrada a Missa dos Sanfoneiros, na Igreja Matriz de Quixeramobim. A data marca os 20 anos de saudade do famoso compositor e sanfoneiro nordestino, Luiz Gonzaga, conhecido por Rei do Baião.

Após o culto religioso, dezenas de sanfoneiros da região participam de um cortejo pelas principais ruas da cidade. Saúdam àquele que para eles e para uma legião de saudosos representa a verdadeira identidade sonora sertaneja. Para eles, a memória do sanfoneiro do povo é cultuada principalmente por quem carrega no coração o lema de que a tradição nordestina não deve morrer. Deve permanecer viva nos corações dos nordestinos, que carregam a felicidade e o orgulho de terem letras de canções que sintetizam a beleza do Nordeste. Se depender deles, os acordes do Rei do Baião se tornarão eternos. E assim será para a maioria dos fãs de Luiz Gonzaga.

Durante a semana, o pesquisador José Marcelo Leal Barbosa, autor do livro "Luiz Gonzaga, suas canções e seguidores", realizará uma maratona literária pelas escolas de Quixeramobim. O coronel da Polícia Militar do Maranhão abordará a importância de seus estudos para a preservação das raízes nordestinas, como forma de manter a identidade de uma cultura, preservando a história e as pessoas que contribuíram para que o Nordeste ganhasse vida pelas músicas. Na oportunidade, também haverá exposições especiais e mostras de vídeo sobre a vida e obra do consagrado artista do povo, imortalizado por seu estilo musical.

As homenagens se encerram no próximo sábado, dia 8. A partir das 8 horas, haverá festival de teatro intercolegial no Memorial Antônio Conselheiro. A "Vida de Luiz Gonzaga" será a temática dos espetáculos cênicos. Pela peça, o público poderá ter contato com um pouco da vida daquele que brilhou com a sanfona. Ainda no parque cultural, o público poderá apreciar uma exposição de desenhos e redações selecionadas num concurso estudantil. Quando a noite chegar, sob a luz do luar, haverá espetáculo com o Quinteto da Sanfona: Nonô, Luis Paulo, Tenilson, Dedé Paulo e Geraldo Ferreira. O show será realizado no salão social da AABB.

A Semana do Gonzagão será promovida pelo Fã Clube Viva o Rei, fundado em Quixeramobim faz cinco anos. São mais de 150 associados, garante o presidente Fernando Ivo Sousa. Apesar de não contarem com o apoio de nenhum órgão oficial, apenas de empresários da cidade, os organizadores pretendem relembrar a memória do ídolo e despertar o interesse dos jovens pela autêntica identidade do povo nordestino. São aguardadas caravanas de vários cantos do Estado do Ceará e até de estados vizinhos.

Mais informações
Fã Clube Viva o Rei - (88) 9929.2298 / vivaorei.lg@bol.com.br

REI DO BAIÃO
Filarmônica faz concerto

Fortaleza. Há exatamente 20 anos, o povo brasileiro, em especial o nordestino, se despedia do saudoso Luiz Gonzaga do Nascimento, criador e Rei do Baião, autêntico representante da cultura nordestina, que se manteve fiel às suas origens mesmo seguindo carreira musical no sul do Brasil. O gênero musical que o consagrou foi o baião, no ritmo do acordeom. Numa homenagem póstuma ao ilustre compositor popular brasileiro, Luiz Gonzaga, conhecido popularmente como Lua, a Orquestra Filarmônica do Ceará (OFC) apresenta, hoje, às 19 horas, no Theatro José de Alencar, a Filarmônica Gonzagueando, sem esquecer do cearense Humberto Teixeira, seu grande parceiro. O concerto faz parte da programação comemorativa aos 11 anos da OFC. Nesta temporada, a orquestra apresenta 12 concertos, sendo um por mês. O maestro da Orquestra Filarmônica do Ceará, Gladson Carvalho, ressalta a importância em homenagear o ícone da cultura nordestina, que se constitui referência aos novos adeptos do meio musical.

"Convidamos as pessoas a lotar o teatro, numa noite brilhante e esplendorosa, dedicada ao Luiz Gonzaga", reforça. Este é o primeiro concerto do ano em que a Orquestra não realiza apresentações gratuitas. Os ingressos custam R$10 a inteira, e R$ 5 a meia-entrada.

A Orquestra Filarmônica do Ceará é uma Associação Cultutal sem fins lucrativos de direito privado, que se destaca no cenário musical do Ceará incentivando e promovendo concertos, espetáculos, edição e Gravação de Música Erudita Brasileira e Universal. Composta atualmente por 50 músicos que realizam ensaios regulares e temporada de concertos de notável sucesso, a Orquestra busca consolidar a formação de platéias, a educação musical e a prática de música sinfônica, preservando e protegendo o patrimônio artístico musical do Ceará. A OFC se mantém por meio de apoio cultural, doações e patrocínio, que viabilizam a realização de seus projetos e ações.

Alex Pimentel
Colaborador
Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Mande para seus amigos do orkut, twitter etc!
|
Google Analytics