Revista Central: a informação em tempo real com credibilidade

sexta-feira, 17 de julho de 2009

UNE defende candidatura de Dilma e Ciro

Os estudantes aproveitaram o momento para pedir a renúncia do presidente do Senado, José Sarney

Brasília. Cerca de três mil estudantes aproveitam o 51º Congresso da UNE (União Nacional dos Estudantes) que aconteceu ontem em Brasília para defender as candidaturas à Presidência da República da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), e do deputado Ciro Gomes (PSB-CE).

Para Dilma, parte dos estudantes cantavam: ´Olé, Olá, Dilma, Dilma...´. Na seqüência, outro grupo reagia em favor de Ciro: ´Urgente, Ciro presidente´. A ministra é pré-candidata a presidente pelo PT. Ciro, que já concorreu à Presidência, estuda agora disputar o governo de São Paulo.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que participou da abertura do congresso, também recebeu apoio dos estudantes. ´Lula guerreiro do povo brasileiro´, cantavam em um coro.

Fora Sarney

Fora do auditório do Centro de Convenções Ulysses Guimarãeso, onde estava sendo realizado o congresso, outro grupo de estudantes protestava contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), alvo de denúncias por supostas irregularidades nos atos secretos da Casa. Eles gritavam ´fora Sarney´, como forma de pedir que o peemedebista deixe o cargo.

A presidente da UNE, Lúcia Stumpf, disse que a entidade não tem compromisso com nenhum parlamentar e defendeu as investigações na CPI da Petrobras. ´O parlamento deve funcionar com liberdade, deve-se apurar as denúncias [contra a Petrobras]´, afirmou.

Bolsa Família

O presidente Lula defendeu, durante a abertura do Congresso da UNE, os programas sociais de seu governo. Ele chegou a admitir que o Bolsa Família pode ser um programa assistencialista, mas disse que é necessário dar assistência aos mais pobres. O presidente também defendeu o ProUni e afirmou que, à época do lançamento do programa universitário para os mais pobre, houve quem dissesse que o governo estaria popularizando demais a universidade.

Lula defendeu uma relação amistosa com os movimentos populares e disse que o fato de as entidades dialogarem com o governo não significa que elas deixaram de lado seu caráter reivindicatório.

A presidente da UNE, Lúcia Stumpf, elogiou a participação de Lula no Congresso e disse que foi a primeira vez que um presidente da República participava do evento.

Ao lembrar da participação da UNE em períodos importantes da história, como na Passeata dos 100 mil e nas manifestações pelo impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello, ela não questionou o presidente pelo seu apoio declarado a Collor, ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e do líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Depois do evento, os estudantes marcharam em direção ao Congresso Nacional em defender o pré-sal e do petróleo.

Informações extraídas do Diário do Nordeste
www.diariodonordeste.com.br

Nenhum comentário:

Mande para seus amigos do orkut, twitter etc!
|
Google Analytics