Revista Central: a informação em tempo real com credibilidade

terça-feira, 14 de julho de 2009

Prefeitura inicia recuperação das estradas vicinais


Com a aproximação do fim do período invernoso, o prefeito de Quixadá, Rômulo Carneiro, em reunião com o secretário de Obras, Edificações e Vias, Paulo Stênio Fernandes, determinou que fosse agilizado o reparo nas duas máquinas moto niveladora da Prefeitura com o objetivo de iniciar os trabalhos de recuperação das estradas vicinais do município. A grande quantidade de chuva, considerada atípica pelos profetas, provocou arrombamentos de açudes e várias estradas foram cortadas nas rodovias do Estado. As chamadas vicinais também ficaram bastante danificadas, chegando a interditar o acesso para os distritos de Quixadá. Razão pela qual o chefe do Executivo determinou ao setor competente que alugasse mais duas máquinas moto niveladoras para que os trabalhos de recuperação aconteçam de forma acelerada.

Para o prefeito Rômulo Carneiro a medida é necessária. “O inverno considerado intenso danificou as nossas estradas, acarretando prejuízos para as comunidades que em certos momentos não estão tendo como se deslocarem para a sede do município por conta da grande buraqueira, o que impossibilita o trânsito de veículos”, disse. Ele lembrou ainda que os maiores prejudicados pela atual condição das vias são os proprietários de carros e produtores, pois quebram seus veículos e não podem transportar as suas produções. “Mas isso será rapidamente resolvido. No dia 15 de julho daremos início a uma grande operação de restauração das nossas estradas vicinais”, complementou o prefeito. Embora, o anúncio seja para o inicio da segunda semana de julho, a data pode ser repensada devido aos estudos realizados pela Fundação Cearense de Metereologia e Recursos Hídricos (FUNCEME), que prevê chuvas até o fim de agosto.

O vice-prefeito, Airton Buriti Lima, avalia que começar os trabalhos de raspagem das estradas mais cedo tem várias vantagens em relação ao inicio de atividades em pleno verão. “A recuperação das estradas no finalzinho do inverno e começo do verão traz benefício no que se refere à produtividade da máquina, ou seja, o chão ainda está molhado e isso aumenta a produtividade da máquina, pois ela trabalha no terreno úmido, o que a leva a fazer em torno de 30km linear de estrada por dia. No terreno totalmente seco, ela só consegue fazer em média 10km diário, possibilitando a economia de combustível e valores de produtividades”, comentou Airton Buriti.

Já o secretário Paulo Stênio garante que em sessenta dias todas as estradas estarão completamente concluídas. “Nosso trabalho só não será concluído se tivermos o retorno de grandes chuvas ou ainda no caso de uma grande seqüência de máquinas quebrando durante a operação”, alertou. Ainda segundo o secretário de Obras, Edificações e Vias, quatro máquinas iniciarão a recuperação das estradas em quatro distritos simultaneamente, sendo eles, Custódio, Tapuiará, Cipó dos Anjos e Daniel de Queiroz.

As informações foram extraídas do site da Prefeitura de Quixadá
www.quixada.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Mande para seus amigos do orkut, twitter etc!
|
Google Analytics