Revista Central: a informação em tempo real com credibilidade

domingo, 19 de julho de 2009

Onde o advogado pode trabalhar


Sete faculdades oferecem o curso de Direito no Ceará, o que faz com que grande número de profissionais estejam se formando, gerando mais concorrência. Só na OAB, são 21.781 profissionais inscritos, ou seja, habilitados para exercerem o ofício. Mesmo com um grande número de advogados, o presidente da Associação dos Jovens Advogados (AJA) Dráuzio Barros, acredita que existe espaço no mercado de trabalho. "É natural a concorrência ser maior, mas tem espaço no mercado", explica, destacando as novas áreas do Direito, inclusive o Direito Ambiental, considerada forte tendência no Estado.

Outras áreas destacadas por Barros são Direito de Marcas e Patentes, que trabalha com a área comercial da empresa, já que várias delas estão ligadas a marcas; e Direito Societário, que cuida de empresas que estão adquirindo outras, proporcionando fusões. Já o coordenador de atividades complementares do curso de Direito da FFB, Fabiano Távora, destaca outras áreas consideradas promissoras, como Direito Internacional, Direito em Investimento Estrangeiro, e Direito Administrativo.

Távora afirma que duas das áreas mais procuradas pelos alunos são Direito do Trabalho e Civil. O Direito Tributário é uma área que tem a fama de ser a mais promissora, onde o profissional trabalha junto ao Estado para diminuir a carga tributária, o que tem gerado lucro a alguns advogados, mas muitos alunos já não estão escolhendo mais essa área, visto que outras estão surgindo e prometendo rentabilidade. "O aluno não pode se basear no que está na moda, mas procurar afinidade profissional e pessoal", adverte o coordenador. O recém graduado Sócrates Guimarães pretende atuar na área de Direito Trabalhista. "É a área que eu tenho mais proximidade. Gosto de lidar com questões de empregados, a relação com o patrão", explica.

Também existe a opção do advogado trabalhar em empresas, onde muitas delas, principalmente multinacionais, têm seu departamento jurídico. Lá, o advogado lida com várias questões, atendendo a áreas como o Direito Trabalhista e Societário. O presidente da AJA afirma que trabalhar dentro das empresas também é considerado promissor, pois o profissional tem a chance de crescer lá dentro, aprendendo sobre negócios, podendo até atuar em outras áreas, além da jurídica. "Tem espaço no mercado de trabalho. Exerçam advocacia", incentiva Dráuzio.

Suporte para recém formados

Com o objetivo de facilitar o exercício da profissão em início de carreira, a Associação dos Jovens Advogados (AJA) atua junto aos advogados que têm até 30 anos de idade ou cinco anos de formado. De acordo com o presidente da AJA, Dráuzio Barros, a associação busca facilitar o trabalho dos profissionais iniciantes, realizando encontros que contam com palestras e cursos, com a presença de advogados renomados do Ceará. "É uma oportunidade de conhecer novas pessoas, fazer parcerias. O nosso grande interesse é o desenvolvimento intelectual dos nossos advogados associados", pontua. Um dos eventos realizados pela AJA é a "Quarta Jurídica", onde acontecem, em algumas quartas do mês, palestras sobre os mais diversos temas, voltados para advogados, estudantes de Direito, estagiários ou simpatizantes. O evento é gratuito e de acordo com Leal, ele ajuda a "fomentar um ambiente de conhecimento, amizade e parceria".

As novas tendências no Direito

Com novas áreas de atuação surgindo na advocacia, muitos profissionais optam em trabalhar em escritórios, servindo como elo de ligação entre a sociedade e a Justiça. Conheça algumas dessas áreas com exemplos de situações aqui para o Estado, conforme explica o coordenador de atividades complementares do curso de Direito da FFB, Fabiano Távora:

> Direito Ambiental - as empresas que pensam em abrir escritórios, fábricas, filiais de lojas, devem estar atentas ao local, respeitando o meio ambiente. Os investimentos que chegam ao Estado, principalmente os de infraestrutura, devem, também, ter cuidado com o ambiente.

> Direito Internacional - um exemplo prático da atuação nessa área aqui no Estado seria a instalação do Porto do Pecém, da Siderúrgica e da Refinaria de petróleo, onde o Ceará estará voltado para o mundo. O advogado trabalharia com arbitragem internacional, onde é necessário que se fale mais de um idioma.

> Direito Societário - o advogado atua com contratos, inclusive em detrimento de solução de conflitos duradouros, cuida de empresas que estão se unindo a outras, a pessoas que entram como sócios.

> Direito em Investimento Estrangeiro - Fortaleza pode receber muitos investimentos estrangeiros por conta da visibilidade da Copa de 2014. Por exemplo, se Fortaleza receber a seleção espanhola, os espanhóis vão conhecer a cidade e chegar até a investir.

> Direito Administrativo - os investimentos públicos não têm condições de desenvolver todos os projetos para o Estado. É possível haver parceria entre órgãos públicos e privados, como em investimentos para a Copa de 2014.


Extraído do Povo Online
http://www.opovo.com.br

Nenhum comentário:

Mande para seus amigos do orkut, twitter etc!
|
Google Analytics