Revista Central: a informação em tempo real com credibilidade

sábado, 11 de julho de 2009

Cachoeira perene o ano todo em Pedra Branca

Banho em recanto paradisíaco do Sertão Central é o único do Ceará com queda d´água de janeiro a dezembro

Pedra Branca. Encravada no cume da Serra de Santa Rita, a 587 metros acima do nível do mar, no Sertão Central do Ceará, cercada de mata nativa, a Cachoeira do Inferno é uma das principais atrações turísticas de Pedra Branca, município serrano sitiado a 262 quilômetros de Fortaleza, totalmente inserido na sub-bacia hidrográfica do Rio Banabuiú. Além da beleza geográfica, muito acidentada, o banho de cascata é o único do Estado perene durante todo o ano, garantem os moradores do lugar.

Embora o título do atrativo natural denote algo assustador, basta apreciar a paisagem para perceber a antagônica classificação cuja origem vem da boca das lavadeiras. Outrora caminhavam mais de duas léguas com trouxas na cabeça para enxaguar a roupa dos patrões. O sol escaldante e a longa distância, a passos castigados entre a mata fechada por mais de uma hora, causavam lamentações. Na pressa da tarefa não tinham tempo para desfrutar do banho, do prazeroso lazer.

Hoje, para chegar a esse paraíso, caprichosamente criado pela natureza, são necessários pouco mais de 20 minutos de caminhada. É preciso, porém, um pouco de disposição e do acompanhamento de guias ou de nativos. Parte da trilha é recheada de lajedos.

Do Poço da Onça — outra atração turística do local — até lá, são aproximadamente mil metros de caminhada. A água do Banabuiú despenca ininterruptamente do paredão natural graças à represa do Açude Trapiá II, situado um pouco mais acima. Desde a construção da barragem, faz quase duas décadas, as águas não param de rolar rio abaixo.

Ainda na área da Cachoeira do Inferno, as quedas d’água do Inferninho, da Maria Pão, das Tábuas e do Cumbo podem ser apreciadas de janeiro a dezembro. Juntas, integram uma área de 90 hectares no curso do rio que nasce a 42km dali, na localidade de Santa Cruz do Banabuiú, no distrito de Cruzeta, divisa com o município de Boa Viagem. Além desses atrativos, a Cachoeira do Urubu e o Buraco do Amor são outras atrações. Mas as águas só rolam por ali no inverno.

Interessado no desenvolvimento turístico e econômico da região, também preocupado com a preservação do conjunto de quedas d’água do Sítio Taboas, há cerca de 7km do Centro de Pedra Branca, o secretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Juventude, Francisco Barreto Cavalcante, ou simplesmente Chico Barreto, pretende criar ali uma reserva de proteção natural permanente. A idéia é tornar o local mais acessível, mas sempre respeitando a natureza, destaca.

Os levantamentos estão sendo efetuados por seu assessor, Sebastião Pinto Neto, o Netinho. Com o auxílio de uma equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Seduma), além do mapeamento haverá sinalização no local e outros serviços disponibilizados aos visitantes e guias turísticos. Além das histórias sobre a flora e fauna do parque, ainda habitado por macacos, sagüis e até onças, orientarão os turistas sobre a importância da preservação ecológica.

Chico Barreto e Netinho não definiram data para implantação das novidades, mas aguardam os visitantes de braços abertos, principalmente estudantes que nesse período estão de férias. Os grupos interessados na aventura serão recepcionados e orientados sobre os melhores locais para alimentação e hospedagem. Quem preferir, poderá acampar ao lado da natureza, em local apropriado para armar as barracas, bem pertinho das cachoeiras.

Mais informações:

Secretaria de Cultura Turismo Esporte e Juventude do município de Pedra Branca
Sertão Central
(88) 9903.9965

Alex Pimentel
Colaborador

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá companheiros! Como faço para tornar visível o total de postagens e comentários no blog? O comentário aqui não nada a ver com a matéria, porém fiz essa pergunta be aproveito a oportunidade para dizer que o Layout do blog está super legal. Parabéns!!!
Everardo Bezerra

Revista Central disse...

Prezado Everardo;

Quando entrar em seu blog na primeira opção tem a opção: Layout, vai abrir a opção Adicionar e organizar elementos da página, bem abaixo vai ter apção postagem do blog abaixo Editar clique em seguida vai abrir uma janela e na opção comentário marque.

Qualquer dúvida pode mandar um e-mail para portaldiariocentral@gmail.com

desde já agradecemos o seu comentário.

Mande para seus amigos do orkut, twitter etc!
|
Google Analytics