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sexta-feira, 29 de maio de 2009

Vivo maior operadora de telefonia móvel chega em Quixadá


A Vivo hoje é líder absoluta no mercado da telefonia móvel do país, já estar em Quixadá. O sinal por sua vez ainda não foi liberado para os futuros usuários da operadora, apenas testes estão sendo realizados na Serra do Urucum, onde fica a famoso Santuário da Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão. Após estudos feitos por pesquisadores da operadora foi verificado que na região a carência por um sinal de qualidade e pela insatisfação dos usuários de outras operadoras concorrentes foram os motivos.

Já é possível comprar créditos da Vivo em Quixadá, vários pontos já comercializam mesmo sem usuários. Tudo indica que a correria será inevitável. O Portal de Noticias do Sertão Central entrou em contato com a Vivo para passar mais detalhes, a mesma irá responder a qualquer momento.

A Vivo, sempre ocupou uma posição privilegiada no mercado. Agora, pela primeira vez em sua trajetória, a Vivo depara-se com as dificuldades de iniciar uma operação do zero. Entre outubro e janeiro, a empresa passou a oferecer seus serviços em seis estados do Nordeste (Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas e Piauí). Com isso, seus executivos foram forçados a adotar uma estratégia diferente. Acostumada a se defender das rivais, a Vivo partiu para o ataque. "Entrar no Nordeste foi a concretização de um sonho", diz Roberto Lima, presidente da empresa. "Queremos a liderança, mas sabemos que ela não virá em um prazo tão curto." A liderança, ao menos por enquanto, está mesmo longe de acontecer. A Vivo permanece como última colocada entre as quatro grandes operadoras que atuam na região. Passados sete meses da estreia, sua participação de mercado é de 2,3%. Na liderança entre os usuários do Nordeste está a Oi, com cerca de 40%.

Até agora, a situação mais delicada é no Ceará e em Pernambuco, os dois maiores mercados da nova região coberta pela operadora. Nesses estados, a Vivo tem participação de mercado na casa dos 3% - bem abaixo do inicialmente previsto pela empresa. Além de constantes problemas de cobertura, sobretudo no serviço 3G, de banda larga, a operadora sofre os efeitos de uma campanha de marketing deflagrada em sua estreia na região, em outubro.

"Por uma questão socioeconômica, os consumidores do Nordeste são muito suscetíveis a promoções agressivas", afirma um analista de um grande banco. "A qualidade do serviço, que é o principal atrativo da Vivo no restante do país, acaba ficando em segundo plano." Prova de que, se quiser liderar na região, Roberto Lima terá de afiar - e muito - a sua pontaria.

É certo que o sinal das demais operadoras tem precariedade, quem é usuário da Oi sabe muito bem, basta sair 5 da zonal urbana da cidade logo o sinal some, a Tim já vai mais alem seu sinal é 90% melhor do que dá Oi, a Claro entra na segunda opção de melhor sinal na região.


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