Revista Central: a informação em tempo real com credibilidade

terça-feira, 5 de maio de 2009

Situação ainda é de alerta no Sertão Central

Mesmo com a redução de chuvas no Sertão Central, a população ainda teme a possibilidade de mais enchentes

Choró, Quixeramobim e Boa Viagem. Nos três municípios mais afetados pelas chuvas no Sertão Central do Ceará a situação é praticamente a mesma desde as inundações registradas nas duas últimas semanas. Famílias abrigadas em escolas e creches, e prejuízos materiais. O estado de angústia só foi aliviado neste fim de semana, com a redução das chuvas. Mesmo assim a situação é de alerta. A maioria dos açudes estão cheios, inclusive as barragens de comunidades rurais e assentamentos. O perigo de enxurradas continua.

O prefeito de Choró, José Antônio Mendes, aguarda o encaminhamento do laudo da Defesa Civil local para solicitação da decretação de estado de emergência. Apesar das chuvas terem reduzido, os estragos causados com o arrombamento de pequenos açudes foi grande. Além do desabamento de moradias, ele teme a falta de água potável para as comunidades afetadas. Era dos reservatórios destruídos pela força da água que asseguravam o abastecimento por todo o ano.

Em Quixeramobim, as famílias abrigadas nas escolas da sede já foram transferidas para imóveis particulares. Segundo a secretária municipal de Ação Social, Magnólia Holanda, 72 famílias receberam auxílio moradia e cestas básicas. Os recursos foram do próprio município. Ela aguarda novo relatório da Defesa Civil local e com o documento a possibilidade de amparar mais famílias.

A preocupação atual é com os moradores da zona rural. Com as chuvas de 180mm, de quarta para quinta-feira passada, quatro casas desabaram e outras 14 foram interditadas na Vila de Algodões, no distrito de Damião Carneiro. Em Uruquê, 18 famílias foram transferidas para a escola do distrito. O quadro é praticamente o mesmo em Caraúnas, onde um açude arrombou. Todas estão sendo amparadas, assegurou o coordenador da Defesa Civil no município, Marcos Machado.

As fortes chuvas também alagaram parte do Centro de Boa Viagem. Os imóveis, a maioria comerciais, situados na Av. Beira Rio, alagaram mais uma vez na última quinta-feira. Mas a situação hoje é mais tranquila. O nível da água voltou ao normal.

A maior dificuldade enfrentada atualmente é o tráfego pelas rodovias que cortam o município. Coletivos e veículos de carga não cruzam a CE-148 com destino a Pedra Branca. A dificuldade ocorre também no sentido oposto. Apenas automóveis e motocicletas circulam por ali por conta de uma carreta que afundou no meio da pista. A passagem foi desobstruída na última sexta-feira. Equipes do DER ainda trabalham na retirada de blocos de pedras nas áreas onde aconteceram os deslizamentos.

PREJUÍZOS

Travessia de canoa é o meio de deslocamento

Iguatu. Na região Centro-Sul, as fortes chuvas de abril e o transbordamento de riachos e açudes deixaram as estradas vicinais, que dão acesso às comunidades rurais, estragadas. Muitos trechos estão intransitáveis. Em Cariús, a Secretaria de Educação suspendeu as aulas por 15 dias por falta de condições de deslocamento dos alunos para a sede. A medida afetou mais de três mil estudantes, inclusive do Ensino Médio da rede estadual.

Desde o mês passado a população da zona rural sofre com as dificuldades de deslocamento. No município de Icó, os piores trechos estão na estrada de acesso ao distrito de Icozinho e às agrovilas do Perímetro Irrigado Icó – Lima Campos. “Mais de 80% das estradas de terra estão uma tristeza”, observou o gerente da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) de Icó, Fernando Cavalcanti. “Algumas passagens molhadas continuam intransitáveis e há muitos pontos com erosão”, salienta.

Os prefeitos fazem um esforço para recuperar alguns trechos danificados em Cariús e Icó. Em Iguatu, técnicos da secretaria de Infra-Estrutura começaram, ontem, um levantamento das estradas estragadas pelas chuvas. Os piores trechos estão no distrito de José de Alencar. Em Cariús, o açude Muquém está sangrando pelo segundo ano consecutivo. No ano passado, a barragem transbordou e abriu uma enorme cratera impedindo o tráfego de veículos. Nenhuma obra foi feita no local e um ano depois o problema volta a se repetir.

Mais informações:

Prefeitura de Cariús
(88) 3514.1219
Prefeitura de Icó
Secretaria de Ação Social
(88) 3561.1033

Mais informações:

Defesa Civil
Choró: (88) 3438.1030
Boa Viagem: (88) 3427.1298
Quixeramobim: (88) 3444.4526

alex pimentel
Colaborador

HONÓRIO BARBOSA
Repórter
Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Mande para seus amigos do orkut, twitter etc!
|
Google Analytics