Revista Central: a informação em tempo real com credibilidade

sexta-feira, 1 de maio de 2009

SEGUNDO DIA DO FESTIVAL DA JUVENTUDE

Tambores, rodas de capoeira, bumba meu boi, dança de rua e uma enorme gama de cultura juvenil, reuniram-se em vários locais da cidade, espalhando alegria e concretizando uma grande conquista da democrácia brasileira: a liberdade de expressão.

Acessibilidade, convivência com o semi-árido, desenvolvimento do campo, cultura, direitos humanos, diversidade, educação, etnia, gênero, geração de trabalho e renda, meio ambiente, mecanismos de participação, mídia, segurança pública e raça, ufa! Faltou algo mais? Ficou interessado? Tudo isso está debatido no II Festival da Juventude, o evento termina no dia 3 de maio. O evento, que tem como tema o “Desenvolvimento juvenil no nordeste brasileiro”, reuni aproximadamente 1500 jovens do nordeste, Argentina, Canadá e outras regiões do Brasil. O encontro é organizado pela Rede de Jovens do Nordeste e tem como parceiros o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e a Prefeitura Municipal de Quixadá, através da Secretaria de Participação Popular, Esporte e Juventude (SEPPEJ).

A Prefeitura disponibilizou pontos de apoio aos jovens que chegam à cidade. O Balneário Cedro Clube está sendo a praça de alimentação. Já Escola Modelo do bairro São João, Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), Colégio Cesar Cals e Ginásio Coberto Governador Gonzaga Mota servem como alojamento para os participantes do encontro. Além disso, a administração pública deixa uma equipe da guarda municipal responsável pela segurança dos visitantes. A equipe será formada por 150 homens, uma vez que terá o reforço de policiais militares, Exercito e seguranças contratados.

Os momentos culturais do evento estão acontecido em dois palcos, um principal, o diversidade, e outro garagem, que forão montados nas praças José de Barros e da Cultura, respectivamente. No principal apresentam-se artistas nacionais, já no garagem as atrações são regionais. Mas, o ponto fundamental do evento são as discussões que envolvem o desenvolvimento do jovens no nordeste.

O secretário da Participação Popular, Esporte e Juventude, Jean Silva, espera que o evento seja bastante prestigiado, uma vez que fez uma grande divulgação do Festival. “Nós divulgamos bem esse Festival da Juventude, inclusive em outras cidades do Sertão Central. Nossa expectativa é grande, pois, nossa equipe, formada por aproximadamente 150 pessoas, juntamente com a Rede de Jovens do Nordeste, está preparada para realizar o evento, que é algo novo em nossa cidade. Não podemos esquecer que o prefeito, Rômulo Carneiro, está dando todo o suporte para que o evento tenha uma grande numero de participantes”, disse o titular da SEPPEJ.

Para a coordenadora do II Festival da Juventude, Cíntia Nascimento, lembrou que o evento é muito importante para a cidade. “Nós tiramos o evento de uma capital, já que o primeiro se realizou em 2002, em Recife, para mostrar que o interior também tem infra-estrutura para receber este evento. Quixadá é exemplo disso”, afirmou a coordenadora.


As 22 horas a banda Forró do Bom animará todos os participantes e os trabalhadores, na Praça José de Barros.


Nenhum comentário:

Mande para seus amigos do orkut, twitter etc!
|
Google Analytics