Revista Central: a informação em tempo real com credibilidade

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Petrobrás investe em assistência técnica para garantir produção na usina de Quixadá

A Petrobrás está investindo em assistência técnica para produção de biodiesel


A parceria entre o EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí e a Petrobrás, que visa inserir os agricultores familiares na produção de mamona para produção de biodiesel no Território da Serra da Capivara, vai ficar mais forte a partir de agora. Hoje (05) o Gerente de Suprimento da Usina de Biodiesel, em Quixadá - CE, Paulo Roberto, e a Eng° Agr° Fátima Moura Fé, consultores da Petrobrás, visitaram o diretor geral do EMATER, Eng° Agr° Francisco Guedes, para selar o contrato onde a Petrobras vai investir cerca de R$ 250 mil para prestação de assistência técnica a cerca de 500 famílias daquela região.


O objetivo do projeto é garantir a produção de biodiesel para uma central, que fica no município de Quixadá – CE. “Até o momento a Petrobras vinha contando com o apoio do EMATER no desempenho das ações de assistência técnica no campo. A partir de agora, com o contrato, a Petrobrás vai remunerar (o Instituto) por estes serviços. A contratação foi por dois anos com possibilidade de contratação por mais dois anos. Os técnicos do EMATER vão acompanhar, através de visitas programadas, dando orientação adequada para o agricultor ter uma produção que compense a entrada deles no Programa”, explica Fátima.


Ela explica que aquela região é zoneada apenas para a produção de mamona, que tem previsão de comercialização para o próximo mês de agosto. “O plantio foi feito nos últimos meses de janeiro e dezembro. A contratação foi feita para garantir o preço de mercado. Hoje estaria a R$ 1,03 centavos, a mamona limpa, debulhada e ensacada, com a Petrobrás entregando o saco para o agricultor familiar”, afirma Fátima.


EMATER/Petrobrás na produção de mamona em consórcio com feijão, o diretor geral do EMATER, Eng° Agr° Francisco Guedes, anunciou que a parceria será ampliada para o Território dos Cocais, no norte do Estado, com a produção de biodiesel a partir do girassol. “No próximo dia 18 e 19 de maio, em Fortaleza, durante grande seminário das diretorias da Petrobrás Bicombustíveis, que vai empossar como presidente o ex-ministro do MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rosseto, e que vai dar um impulso muito maior. O seminário é com o Piauí e o Ceará onde vão estar lá dois diretores e quatro técnicos do EMATER/PI para iniciar as tratativas para este outro Programa”, finaliza Guedes.

Fonte: http://ww.quixadaenoticias.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Mande para seus amigos do orkut, twitter etc!
|
Google Analytics