Revista Central: a informação em tempo real com credibilidade

sexta-feira, 6 de março de 2009

Chico Anysio é homenageado em Quixadá


O humorista Chico Anysio e o cineasta Clébio Ribeiro são agraciados com comenda Rachel de Queiroz no Legislativo

Quixadá. Parecia a saudosa Chico City. Lá estavam o prefeito, o delegado e mais uma multidão de personagens, todos reais, no auditório da Câmara de Vereadores de Quixadá. Houve motivo especial para o encontro. Renderam homenagens ao mago do humor brasileiro, Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho, ou simplesmente o popular Chico Anysio. Ele e um filho da terra, Clébio Viriato Ribeiro, receberam, em seguida, a mais importante outorga do município, a Comenda Rachel de Queiroz.

Mas se era de se esperar somente a gratidão do humorista, que por conta da idade chegou até o palco da cerimônia numa cadeira de rodas, se viu muito mais. Após apreciar o show do comediante Adriano Barros Vidal, o “Velho Didi”, Chico Anysio surpreendeu a todos com um histórico espetáculo ao seu estilo. Era uma sessão solene do parlamento municipal. Mesmo assim, todos deram um agradável passeio até a lua e em seguida pousaram diante da crise americana. Risos e aplausos na platéia.

“Coisas assim não é comum de se ver numa sessão ordinária”, sussurrou o agraciado para Gero Camilo. O ator, que interpretará o papel do Anjo na película “O Auto da Camisinha”, o produtor cinematográfico Paulo Victor e a também a auxiliar Camila Esmeraldo acompanhavam o homenageado na solenidade.

A presidenta da Câmara Municipal, Edi Leal, e o prefeito Rômulo Carneiro, responsáveis pela solicitação e sanção da lei que concebe a medalha especial, dedicada apenas a ilustres personalidades do mundo científico, literário e artístico, destacaram a importância de Chico Anysio para a sociedade brasileira. Estavam diante de um cearense como eles, que, por meio do humor, conquistou o coração de milhares de admiradores, sem nem mesmo conhecê-los de perto.

Mais uma vez Chico Anysio contemplou o público com seus questionamentos hilários. Não poupou o ex-presidente George Bush e nem mesmo a Rede Globo. “Colocaram-me num freezer. Não estou acostumado a isso. Afinal são 36 anos de casa”, corrigindo os 16 citados no cerimonial, momento em que seu histórico, pessoal e profissional era relatado. E após agradecer a homenagem, com a medalha estufando no peito, deu mais um show, de simpatia. Posou para fotos ao lado de dezenas de admiradores.

Por ele, ficaria uma pouco mais, mas precisava partir. Tinha compromisso com o outro homenageado, representado por uma irmã, que estava no “set” gravando cenas do filme “O Auto da Camisinha”. Chico Anysio participa da produção cinematográfica que está sendo rodada na Vila de Juatama em Quixadá. Ele fará o papel do “Padrinho”. Antes das gravações, deu entrevista coletiva. Mais uma legião de repórteres e fãs lotaram o Hotel Belas Artes, onde o restante do elenco está hospedado. Na despedida, fez questão de se despedir do “Velho Didi”. Elogiou a atuação do comediante e também deu algumas dicas para melhor desempenhar o papel.

FIQUE POR DENTRO

Personalidades locais predominam na listagem
A medalha Rachel de Queiroz foi criada pela Lei 1.090, de 1983, alterada pela Lei 1.726, de 1997. Desde então, oito personalidades locais foram agraciadas. Os radialistas Amadeu Filho e Jonas Sousa, os artistas plásticos Alberto Porfírio e Valdizar Viana, o pesquisador e escritor João Eudes Costa, o grupo de dança de Dom Maurício, a Banda Municipal de Quixadá e o músico Edgardo Moraes. Clébio Ribeiro é o último filho da terra a receber a homenagem e Chico Anysio, o primeiro a não fazer parte do seleto grupo da ´Terra dos Monólitos´. Chico Anysio nasceu em Maranguape, em 12 de abril de 1931. Além de humorista da TV Globo, ele é também escritor e pintor.


ALEX PIMENTEL
Colaborador
Diário do Nordeste
Câmara de Vereadores de Quixadá
(88) 3412.2285
(88) 3412 0492

Nenhum comentário:

Mande para seus amigos do orkut, twitter etc!
|
Google Analytics