Revista Central: a informação em tempo real com credibilidade

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

SERTÃO CENTRAL: posse dos vereadores e prefeitos em clima democratico



Chefes do Executivo e presidentes de Câmaras são empossados nas cidades da macrorregião central do Estado

A posse de prefeitos e vereadores nas cidades do Sertão Central ocorreu em clima de tranquilidade. Nas maiores delas, a cerimônia aconteceu no início da noite. Foi assim em Quixadá e Quixeramobim. Após missas em ação de graças, o médico Rômulo Carneiro assumiu o posto de chefe do Executivo de Quixadá. No município vizinho, o engenheiro Edmilson Júnior foi reempossado. Em Mombaça o ritual foi praticamente o mesmo. Mudança apenas no horário da solenidade. O pedagogo Willame Alencar, reassumiu o cargo de prefeito no início da manhã, na sede da Câmara Municipal.

Pelos aspectos populacionais e econômicos, Quixadá, Quixeramobim, Boa Viagem e Mombaça se destacam como maiores cidades da região. Juntas, representam mais de 60% do número de habitantes dos 12 municípios que formam a macrorregião Centro do Estado. Esse também foi o percentual alcançado pelo prefeito eleito de Quixadá. Por conta da aceitação, antes de sua posse, no Centro Administrativo-Finaceiro, lembrou da responsabilidade na continuidade da administração de seu antecessor, Ilário Marques, que assume o posto de procurador do município.

Também antes da cerimônia de posse, programada para as 20 horas no Clube Arreio de Prata, o prefeito reeleito em Quixeramobim expôs a importância do segmento de suas ações no quadriênio que se inicia. Sua gestão terá como plataforma principal a geração de empregos e renda. Segundo ele, as contas públicas estão enxutas. O saldo positivo gera boas expectativas na captação de recursos públicos e de investidores para o município. Nos planos está a ampliação do parque industrial. Laticínios e calçados despontam no setor produtivo do município.

Incidente no Legislativo


Em Banabuiú, Madalena, Milhã, Pedra Branca, Senador Pompeu e Solonópole, os prefeitos foram reeleitos ou substituídos por sucessores das mesmas coligações. Nos outros, dos derrotados, a ex-prefeita de Choró, Iracy Dantas, entregou o município a Antônio Mendes, conhecido como Dé. Entretanto, alguns incidentes foram registrados na posse dos vereadores nessa cidade. Reeleito à presidência do Poder Legislativo, Marcos Jucá provocou seus adversários. O clima ficou tenso na Câmara. Manoel Carneiro Neto, o mais jovem vereador da região, alvo dos insultos, se conteve.


Apenas em Ibaretama, o ex-prefeito Raimundo Queiroz não transferiu a administração do município ao seu substituto. Apesar da ausência, o clima foi de descontração. Após ser empossado, Edson de Morais recebeu convidados em um almoço. Em seguida o prefeito eleito fez a primeira reunião com sua equipe. Para a noite de ontem estava prevista uma seresta comemorativa para marcar o início de sua gestão.

Em razão do fim de semana prolongado, por conta da comemoração de Réveillon, as prefeituras do Sertão Central estarão iniciando suas atividades normais a partir da próxima segunda-feira. Já as Câmaras Municipais iniciam suas sessões somente em fevereiro. Até lá os vereadores ajustam suas mesas diretoras e definem linhas de atuação. A expectativa é de muitos acordos nos bastidores do mundo político.

Abastecimento de água

Além do clima seja de festa, a população aguarda com esperança o início das novas administrações. Cidades como Quixadá, Choró e Madalena enfrentam problemas com abastecimento de água. A “Terra dos Monólitos” aguarda a construção de uma adutora. Embora a obra seja de competência do Governo do Estado, muitos acreditam que o prefeito Rômulo Carneiro solucionará a situação, considerada caótica por boa parte dos moradores. A expectativa se estende aos outros dois municípios, mas em razão da ampliação da assistência da Operação Carro-Pipa a comunidades assistidas precariamente. Precisam de mais água até a chegada do inverno. Há inclusive quem aposte na construção de mais reservatórios e com eles surjam oportunidades de trabalho para milhares de desempregados na região.

Os sindicatos de trabalhadores rurais acreditam na melhoria e consolidação das políticas públicas voltadas à manutenção do homem no campo. A preocupação do momento é com o risco de aumentar o processo de desertificação da região. Representantes de Quixadá e Quixeramobim esperam mais empenho dos dois prefeitos no desenvolvimento de modelos agrícolas sustentáveis, onde a natureza sofra um menor impacto. A apreensão se estende aos rios. Há necessidade urgente de saneamento, pois, segundo eles, está negligenciado ao longo dos anos.

Para essas lideranças, Rômulo Carneiro contará com uma equipe muito experiente. A mesma que auxiliou o ex-prefeito Ilário Marques nos últimos oito anos. Quando a Edmilson Júnior, terá mais quatro anos para provar sensibilidade à questão ecológica.

ALEX PIMENTEL
Colaborador
Diario do Nordeste

Nenhum comentário:

Mande para seus amigos do orkut, twitter etc!
|
Google Analytics