Revista Central: a informação em tempo real com credibilidade

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Entra em virgor novas regras para tirar Carteira de Habilitação- CNH

Mudanças têm o objetivo de melhorar a formação dos condutores, mas vão exigir mais tempo e dinheiro

Brasília. As novas regras para tirar carteira de habilitação entram em vigor ontem em todo o país. A partir de agora, os candidatos a motorista terão que fazer 45 horas/aula de curso teórico e não mais 30, como era antes. Esta é apenas uma das mudanças.

De acordo com nota divulgada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), as novas regras têm o objetivo de melhorar a formação dos condutores e, consequentemente reduzir os acidentes. Por isso, continuarão a ser abordadas no curso teórico questões sobre direção em situações de risco, equipamentos de segurança do motociclista e mudanças no comportamento do motorista após consumo de álcool e outras substâncias psicoativas.

Mais caro

Entre as novidades está a permissão para que motociclistas passem a fazer aulas práticas em vias públicas, desde que eles recebam as instruções antes em circuito fechado. Com as mudanças, a expectativa é de que o aumento nos custos para tirar a CNH possa atingir a 30%.

Mas este não foi o único motivo que fez com que candidatos a motoristas se apressassem para tirar a carteira. O carteiro Aldemir Pinheiro da Silva disse que teve receio de enfrentar o trânsito para fazer as aulas práticas. ´Eu me sinto inseguro de pegar a moto e sair no trânsito enquanto estou aprendendo. Fora do circuito fechado fica difícil de o instrutor passar as orientações´, avaliou. Ele acrescenta que, se pudesse optar, ´não iria querer fazer aulas no trânsito´.

As novas regras dividem opiniões dos instrutores de auto-escolas. Aguns instrutores de motos nem sabiam que as novas regras incluem aulas em vias públicas. Para Carlos Corrêa, que tem permissão para guiar motocicleta há dez anos e dá aulas de direção há cinco, o ensino no trânsito pode ser arriscado para alunos e instrutores. ´No trânsito as pessoas não respeito nem os carros de auto-escola, imagine as motos de aprendizes. Um instrutor ir na garupa de um aluno ensinando pode ser muito arriscado´, acredita Corrêa.

Já para o instrutor Nivaldo José Gonçalves a nova resolução do Contran é boa. ´Antes ficava muito restrito, o aluno sequer passava a segunda marcha. O que ele fazia na aula de moto não era correspondente ao que ele ia viver no trânsito´, avalia o instrutor.

MUDANÇAS

Curso teórico total que era de 30 horas/aula agora terá 45 horas/aula

Legislação de trânsito passa de 12 horas/aula para 18 horas/aula

Direção defensiva tinha 8 horas/aula e agora terá 16 horas/aula

Curso prático passa de 15 horas/aula para 20 horas/aula

Motociclistas começam a fazer aulas no trânsito, após instruções em circuito fechado

Nenhum comentário:

Mande para seus amigos do orkut, twitter etc!
|
Google Analytics