Revista Central: a informação em tempo real com credibilidade

sábado, 31 de janeiro de 2009

Quixadá: Jovens divulgam ação para coleta seletiva


Trinta e cinco jovens e crianças, na faixa etária dos 10 aos 15 anos, estão mobilizando os moradores do povoado de Juá, um dos 13 distritos do município de Quixadá, numa atividade doméstica cotidiana ecologicamente correta: a coleta seletiva de lixo. Resolveram orientar os vizinhos sobre a importância de efetuarem a seleção dos resíduos sólidos antes de deixarem na calçada. Pouco mais de 1% das 300 famílias residentes na comunidade adotaram o hábito estimulado por ambientalistas.

A iniciativa do grupo tem por objetivo facilitar o trabalho no aterro sanitário da comunidade. É dali que retiram a maior parte dos recursos econômicos para manterem as atividades dos Guerreiros de Deus, um dos Clubes de Desbravadores Guerreiros de Cristo criado pela Igreja Adventista do Sétimo Dia. Vendem o material coletado para um sucateiro. Então, com o lucro, compram material didático, de camping e custeiam viagens. Ao mesmo tempo, eles colaboram na preservação do meio ambiente. Na operação, realizada com a utilização de luvas, máscaras e botas doadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, os meninos e meninas recebem acompanhamento de adultos, dentre eles o instrutor Luiz Ribeiro Filho, tratado carinhosamente por “Nem”. Ele explica que os pais aprovam a participação dos filhos. Sabem dos cuidados especiais e da constante orientação na hora de separar o lixo no aterro. “Temos aqui uma importante lição de dignidade e amor à natureza”, completa. Segundo o diretor do clube, Everaldo Fraga Leão, faz mais de um ano que os desbravadores mirins realizam a atividade no lixão.

Idéia
A idéia partiu do dirigente do Distrito Educacional de Juá, Pedro Rodrigues Filho. Na época, ele havia implantado o projeto pedagógico “Preservando o nosso chão”. Os moradores aderiram e a Prefeitura passou a recolher o lixo nas portas das casas. Até árvores plantaram na vila que, uma década atrás, contava apenas com 50 moradias.

Agora, estão insistindo novamente na conscientização da comunidade. Um passo importante já foi dado. Pouco se vê lixo espalhado pelas ruas e vielas do distrito. “Se aprenderam a colocar a sujeira dentro de sacos também se habituarão a separar o lixo dentro de casa. É muito fácil. Basta ter um pouco de boa vontade e perder a vergonha”. Everaldo Leão se refere às barreiras do comodismo e do preconceito. Ainda são muitos os que olham atravessado para ele e sua equipe. Desprezam o ofício do lixeiro e do catador e até a religião.

Quanto à adesão das crianças ao Clube, o líder dos Guerreiros de Cristo ressalta que a disciplina e o companheirismo são as únicas exigências. Nenhum deles é obrigado a se converter à doutrina evangélica. Além de atividades sociais, também participam de brincadeiras, aprendem noções de sobrevivência e primeiros socorros. Nos acampamentos começam a entender alguns segredos da natureza. Respeitá-la e preservá-la é fundamental. Reciclar o lixo, também.

ALEX PIMENTEL
Colaborador

FIQUE POR DENTRO

Como acontece a coleta seletiva
Coleta seletiva de lixo é um sistema de recolhimento de materiais recicláveis, como papéis, plásticos, vidros, metais e orgânicos, previamente separados, na fonte geradora. Em seguida, são reaproveitados pela indústria na produção de novos artefatos. Nas empresas e fábricas, são armazenados em recipientes de cores diferentes: verde (vidro), azul (papel), vermelho (plástico) e amarelo (metais).

LUCRO
500 reais é o valor médio do lucro mensal com a coleta de lixo no distrito de Juá. São recolhidas de 3 a 4 toneladas, mensalmente, para o aterro. 60% dos resíduos sólidos são de garrafas plásticas

ENQUETE

Qual a importância da coleta seletiva de lixo?

Maria de Lurdes Costa
66 ANOS
Aposentada
"Se é para ajudar a natureza, qualquer coisa é boa. A gente tem só é que se acostumar com isso".

Jean Cândido Santana
14 ANOS
Estudante
"Muita gente nem imagina as utilidades que o lixo tem. Com a venda dele consigo até comprar o que preciso".

Adriana Saraiva Leão
10 ANOS
Estudante
"Essa lição eu já sei de cor. Separar corretamente o lixo significa ajudar na preservação da natureza".

Everaldo Fraga Leão
38 ANOS
Diretor do Clube
"Se aprenderam a colocar a sujeira dentro de sacos também se habituarão a separar o lixo dentro de casa".

Mais informações:
Clube de Desbravadores Guerreiros de Cristo
(88) 3445.4203
E-mail:
desbravadores.jua@oi.com.br

Nenhum comentário:

Mande para seus amigos do orkut, twitter etc!
|
Google Analytics