Revista Central: a informação em tempo real com credibilidade

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Quixadá: Autarquia reordenará trânsito em Quixadá


O tráfego de automotores no maior centro urbano do Sertão Central está aumentando consideravelmente. O efeito é percebido nos congestionamentos e número de semáforos que começam a se espalhar pelos cruzamentos de ruas e avenidas de Quixadá. Até dias atrás eram cinco, hoje já são 12. Outros quatro deverão funcionar nas próximas semanas. Para evitar o colapso, enfrentado diariamente nas metrópoles, o Departamento Municipal de Trânsito (DMT) traça estratégias de ordenamento e controle na circulação de veículos.

O diretor do DMT de Quixadá, Almeida Viana, aposta na instalação dos semáforos, melhorias na sinalização e estudos de tráfego como alternativas para equacionar o problema do intenso fluxo de veículos na cidade. Na primeira etapa serão investidos R$ 15 mil na pintura de faixas. Em seguida, ruas adjacentes às vias de maior circulação receberão sentido único. O anel viário que liga a CE-060 à CE-356 está pronto. Restam apenas alguns reparos no trecho afetado pelas obras de saneamento da cidade e cobertura com emulsão asfáltica em outros 100 metros.

Uma emenda ao orçamento do Município, elaborada pela presidente da Câmara de Vereadores, Edi Leal, empossada no início do ano, prevê investimentos na ampliação do efetivo de agentes de trânsito e a construção de um espaço educativo para o púbico.

O dispositivo anterior assegurava somente a manutenção das atividades desenvolvidas anteriormente. Com a mudança, o DMT receberá recursos superiores a R$ 400 mil para a realização dessas ações. A informação foi passada pela assessoria jurídica da Câmara Municipal. A vereadora estava em Fortaleza participando de um encontro estadual de chefes do legislativo.

Estatísticas

Embora estatísticas do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) não apontem Quixadá nem entre os 10 municípios com maior frota no Estado, dados do próprio departamento indicam que a cidade conta com 12.559 registrados em seu sistema. São relativos à 8ª posição, um pouco abaixo de Russas, com 13.707. Os números são relativos aos emplacamentos realizados e não ao tráfego nas cidades. A coordenação do DMT interiorano estima que a circulação de veículos pode ser três vezes maior.

Os próprios motoristas e motociclistas confirmam o intenso movimento de carros pelas ruas na cidade. O aumento súbito de automotores nas ruas e avenidas de Quixadá é constante e tende a ser mais intenso à medida em que as concessionárias facilitam ainda mais a compra de novo veículos.

Tráfego

Na Rodrigues Júnior, uma das artérias públicas mais movimentadas, está surgindo até engarrafamentos. Ocorrem principalmente na hora do rush, pela manhã cedo, ao meio-dia e no fim da tarde, típico das grandes metrópoles nacionais. Enquanto aguardam o sinal abrir no cruzamento com a avenida Plácido Castelo, os motoristas batem papo.

Por enquanto, a novidade também agrada o gazeteiro. Fica mais fácil vender o jornal. Antes, só parava quem estava realmente interessado nas notícias, em alguma manchete da região. Hoje, esperam até dois minutos para o sinal liberar a via. Apesar do clima de tranquilidade, o DMT pretende aperfeiçoar ainda mais suas ações em Quixadá. Com o efetivo ampliado, será possível intensificar as fiscalizações nas noites e nos fins de semana, períodos em que ocorre o maior número de irregularidades e acidentes no trânsito.

O diretor do órgão não descarta a possibilidade de seus agentes passarem inclusive a utilizar bafômetros. Ele não definiu datas para a aplicação das mudanças porque acabara de assumir o posto.

Mais informações:
Departamento Municipal de Trânsito
Quixadá - CE
(88) 3412.0562
dmt@quixada.ce.gov.br

ALEX PIMENTEL
Colaborador

Nenhum comentário:

Mande para seus amigos do orkut, twitter etc!
|
Google Analytics