Revista Central: a informação em tempo real com credibilidade

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Pesquisa avalia custo do transporte escolar por aluno


As equipes do Centro de Formação de Recursos Humanos em Transportes, da Universidade de Brasília (Ceftru/UnB), começam, na próxima segunda-feira, 2 de fevereiro, a visitar os 34 municípios cearenses para avaliar a atual situação do transporte escolar rural no Brasil. Hoje, termina o treinamento dos pesquisadores que irão avaliar o transporte escolar rural nos municípios. O objetivo desta avaliação é propor ações que visem o aperfeiçoamento desse sistema, além de facilitar, aos gestores educacionais, uma melhor adequação dos recursos para o transporte escolar de acordo com a demanda de cada município.

A pesquisa piloto é desenvolvida no Ceará em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, do Ministério da Educação (FNDE/MEC) e servirá como modelo a ser implantado em outros Estados. Os pesquisadores irão avaliar o custo do transporte escolar rural por aluno. Para isso, os pesquisadores serão divididos em quatro equipes e avaliarão o tipo do veículo, a quilometragem, pavimento e, principalmente, o trajeto.

Os municípios visitados serão Acaraú, Altaneira, Apuiarés, Aquiraz, Aracati, Arneiroz, Aurora, Banabuiú, Barro, Beberibe, Caridade, Catunda, Cedro, Choró, Coreaú, Crateús, Crato, Deputado Irapuan Pinheiro, Ibicuitinga, Ipueiras, Itapipoca, Jucás, Lavras da Mangabeira, Mauriti, Mombaça, Pacajús, Paramoti, Pedra Banca, Porteiras, Quixeramobim, Russas, Santa Quitéria, Santana do Cariri e Varjota.

De acordo com o gerente do Projeto Transporte Escolar Rural, Willer Luciano Carvalho, os dados obtidos irão subsidiar os cálculos do orçamento para o transporte escolar. O Ceará, por já ter uma parceria com o Centro de Formação de Recursos Humanos em Transportes, foi escolhido para sediar o projeto piloto. “Essa é a segunda parte da pesquisa. Estivemos aqui em outubro do ano passado, somente os coordenadores, e percorremos todos os 34 municípios. Não percorremos as rotas, mas levamos alguns dados para fazer o levantamento e depois retornar para dar continuidade ao projeto”, diz. Em dezembro de 2006, pesquisadores do Ceftru realizaram uma pesquisa de campo em 16 municípios de diferentes estados brasileiros.

Sobre a escolha dos municípios, Carvalho diz que a seleção dos municípios foi aleatória, seguindo apenas o critério de já ser atendido pelo transporte escolar rural. “Hoje, a gente não conhece o custo do transporte escolar e foi desenvolvida essa metodologia para aplicar no Brasil todo. Porque existe uma dificuldade tanto na questão dos convênios, para estimar o valor preciso do repasse, como também o pagamento dos terceirizados. O projeto vai dar uma base de referência”.

Em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), 66 pesquisadores foram escolhidos para a pesquisa de campo, em que coletarão dados com uso de sistema de posicionamento global (GPS) sobre rotas do transporte escolar, consumo dos veículos, ponto de embarque, desembarque e outros aspectos relevantes para a pesquisa.

Após a coleta e trabalho dos dados de acordo com a metodologia desenvolvida pelo Ceftru, e com os ajustes necessários, a pesquisa servirá para a aplicação do trabalho em todos os Estados. Com a pesquisa, um custo por aluno do sistema será proposto, até o fim deste ano. Com uma metodologia proposta que visa possibilitar uma atualização constante no banco de dados do setor, o trabalho retratará a atual situação do transporte. Os resultados, por sua vez, podem servir de subsídio para políticas públicas e ações concretas para a constante melhoria da oferta do serviço no Brasil. Essa pode ser uma alternativa para diminuir as desigualdades do País e garantir escolaridade aos cidadãos de todas as regiões brasileiras.

MAURÍCIO VIEIRA
Repórter

CIDADES
34municípios do Estado do Ceará receberão as equipes de pesquisadores da UnB a partir da próxima segunda-feira. A avaliação sobre transporte escolar rural terminará no dia 20 de fevereiro

Mais informações:
Centro de Formação de Recursos Humanos em Transportes
Universidade de Brasília (UnB)
(61) 3307.2057 - Ramal 225
www.ceftru.unb.br

Um comentário:

Anônimo disse...

Aprendi muito

Mande para seus amigos do orkut, twitter etc!
|
Google Analytics