Revista Central: a informação em tempo real com credibilidade

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

FÓRUM SOCIAL MUNDIAL: Líderes atacam o capitalismo


Durante o evento, os presidentes sul-americanos fizeram vários ataques ao imperialismo norte-americano

Belém. Quatro presidentes sul-americanos animaram ontem a paltéia do Fórum Social Mundial em Belém, fazendo duros ataques ao capitalismo e propondo um novo mundo socialista.

O venezuelano Hugo Chávez, o boliviano Evo Morales, o equatoriano Rafael Correa e o paraguaio Fernando Lugo foram aclamados pela multidão durante o encontro ´Perspectivas da Integração Popular da América Latina´.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não participou do evento, mas se reuniria depois com os quatro colegas.

Durante o debate, os presidentes fizeram inúmeros ataques ao ´imperialismo norte-americano´, e somaram suas vozes a cantos de protesto e aos coros usados há décadas por militantes de esquerda, sindicalistas, indígenas e diversos outros movimentos.

Houve momentos de homenagem ao guerrilheiro de origem argentina Ernesto ´Che´ Guevara, herói da revolução cubana, morto na Bolívia na década de 1960, e gritos de saudação ao revolucionário cubano Fidel Castro, afastado definitivamente do poder por motivo de saúde.

´Enquanto (no Fórum Econômico Mundial) em Davos, Suíça, se reúne o mundo que morre, aqui se reúne o mundo que nasce. Estamos onde nasce um mundo novo, uma nova era´, disse Chávez ao desembarcar em Belém.

Criado há oito anos em Porto Alegre, o Fórum Social Mundial sempre coincide com o evento de Davos, onde a elite empresarial e política mundial se reúne todos os anos.

Obama

Em seu pronunciamento, Hugo Chávez retomou os ataques ao ex-presidente norte-americano George W. Bush, e reservou uma recepção apenas cautelosa ao sucessor dele na Casa Branca, Barack Obama.

´Estaremos à espera, observando, a atuação do novo governo dos Estados Unidos, que tem um problema muito grave dentro das suas fronteiras: a crise econômica´, disse.

Acrescentou, porém, que não se ilude quanto a mudanças. ´O império está intacto (...), e o próprio presidente (Obama) já disse que Chávez é um obstáculo.´

Antes do início da reunião, Rafael Correa disse que sem integração os países da América Latina não serão capazes de enfrentar a crise. ´É muito interessante que todas essas propostas sobre um novo sistema estejam sendo discutidas no Fórum. Um sistema perverso, baseado na cobiça, que está em crise. E o Fórum faz parte dessa solução. Mas a solução passa pela integração dos povos de economia emergente, nesse caso, a região da América Latina. Se não houver integração com um comércio real, um grande mercado, será muito difícil enfrentar uma globalização neoliberal que está em crise ´.

Correa disse ser parte de um grupo de ´governos progressistas que buscam um sistema mais justo´ por meio do ´socialismo do século 21´, no qual vigore ´a supremacia do ser humano e do trabalho humano sobre o capital.´

O líder boliviano, Evo Morales admitiu que pode cometer erros, mas prometeu jamais abandonar ´a luta contra o imperialismo norte-americano´.

O ex-bispo Lugo, mais recente integrante do bloco de esquerda sul-americano, declarou que, graças a existência de grupos militantes, a América Latina vive um profundo processo de mudanças.

Nenhum comentário:

Mande para seus amigos do orkut, twitter etc!
|
Google Analytics