Revista Central: a informação em tempo real com credibilidade

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

DE OLHO EM 2010: Serra pode ter tirado Aécio do PSDB

A decisão do governador de São Paulo, José Serra (PSDB), de nomear o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) para a Secretaria de Desenvolvimento foi ´uma jogada estratégica das mais inteligentes´ e deixa o governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), sem aliados em São Paulo para seu projeto de concorrer à Presidência da República em 2010. A opinião é do cientista político e integrante do Movimento Voto Consciente Humberto Dantas.

Na sua avaliação, o anúncio pode precipitar a saída de Aécio do PSDB. ´Talvez ele tenha empurrado o Aécio para fora do partido, dando força a tese de que efetivamente o Aécio possa ir para o PMDB´, avaliou Dantas, que ainda ressaltou que é muito pouco provável que isso aconteça no curto prazo. Para o especialista, a adesão de Alckmin ao governo paulista foi um ´tiro de canhão´ em Aécio, pois, ao nomear o ex-governador, Serra trouxe para si um dos principais aliados partidários de Aécio em São Paulo. Além disso, Serra aumenta seu grau de controle sobre a disputa para o governo paulista, ampliando sua influência no PSDB.

Humberto Dantas acredita, ainda, que a nomeação de Geraldo Alckmin foi ´a melhor das respostas´ ao anúncio do governador mineiro de que iria viajar pelo País para discutir o cenário ´pós-Lula´ no Brasil. ´A resposta de Serra é uma resposta política a um ato mais demagógico´, apontou.

Dantas destaca que a situação de Aécio fica ´delicada´ não apenas no PSDB, mas também no governo de Minas. E chamou atenção para o fato de que esse imbróglio deve se resolver até outubro, devido aos prazos de filiação partidária.

Caso Aécio resolva sair do PSDB, ele terá de se explicar na Justiça Eleitoral para justificar a mudança de partido e tentar manter seu cargo estadual.

Nenhum comentário:

Mande para seus amigos do orkut, twitter etc!
|
Google Analytics