Revista Central: a informação em tempo real com credibilidade

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

TRÂNSITO: COM OS CONGESTIONAMENTOS AUMENTA A IRRESPONSABILIDADE DOS CONDUTORES EM QUIXADÁ


O transito um dos grandes inimigos da vida, não para de fazer vitimas, quase todos os dias presenciamos ou vemos pela mídia assunto relacionado. Na maioria das vezes um simples gesto poderia não ter levado tal caso, mas com a globalização, os cidadãos perdem o sentido, não dando tanta importância à vida humana.

Recentemente a prefeitura deste município iniciou um processo de sinalização nas ruas de grande movimentação, em destaque o semáforo da Avenida Plácido Castelo com a Rodrigues Júnior uma antiga reivindicação da população devido aos constantes batidinhas que aconteciam. Mas o que se ver é a prática da má educação dos condutores que não respeitam as leis do trânsito.

A pratica de chegar primeiro e não se importar, tem causado constante vitimas do transito na cidade, ou seja, mais uma vez prevalece à irresponsabilidade daqueles que não colocam a vida humana em primeira instância. O que chama a atenção é que a quantidade de batidas que estão acontecendo nos mesmo locais onde foram instalados os semáforos. A justificativa que os novos aparelhos demoram cerca de dois minutos e meio a três é assustadora e que não pode ser aceita por ninguém.

Os pedestres por sua vez são os mais prejudicados neste assunto tendo em vista que os espaços que deveriam ser destinados aos mesmos são ocupados por motos, carros. A faixa de pedestres é um lugar disputado.

Na verdade tudo isso acontece devido a um comportamento inútil e ilegal dos cidadãos que não tem consciência que a única forma de evitar a violência no transito é colocar as leis em prática, cumprindo-as com rigor.

As regras básicas que compõem as leis e resoluções que regem o sistema de transito brasileiro, são claras e bem construídas. É prioritária a preservação da vida, da saúde e do meio ambiente e a educação continua como políticas publicas.
Seus principais objetivos: Aumentar a Segurança no Trânsito, Promover a Educação para o Trânsito, Garantir a mobilidade e acessibilidade com segurança e qualidade ambiental a toda a população, Promover o exercício da cidadania, a participação e a comunicação com a sociedade e Fortalecer o sistema Nacional de Trânsito.

Para a população da cidade de Quixadá, faltam providências das autoridades no sentido de promoverem a educação no trânsito, conforme está previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB); “é comum vê os guardas multando os motoristas e motoqueiros, eles não se preocupam em fazer blitz educativa, só pensam em multar o cidadão, é a indústria da multa; cadê a educação de transito”? Interroga o transeunte José Maria da Silva.

Constantemente, são realizadas blitze no trânsito. Uma média de 10 motos é apreendida por dia. As multas aplicadas são apenas por falta de documentação do veículo e do condutor, além da falta de capacete. Os agentes de trânsito se dizem surpresos com a quantidade de motos irregulares.

Site da prefeitura:
Fiscalização: São 14 agentes de trânsito revezando-se nos três turnos nos sete dias da semana. Três viaturas (duas motos e um carro) dão suporte aos agentes. A orientação é uma abordagem cidadã e educativa.
Engenharia: Planeja e sinaliza o trânsito para possibilitar o livre fluxo de veículos no município.

Educação: Através do projeto “Trânsito nas Escolas”, o Departamento de Trânsito orienta jovens e adolescentes das escolas públicas e privadas. Com constantes reuniões junto a associações comunitárias e representantes de classes, o DMT esclarece suas ações e recebe sugestões para tomar decisões democráticas.

Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI): Recebe a defesa de motoristas notificados pelos agentes de trânsito municipais. A JARI, formada por representantes de pedestres, condutores, taxistas, topiqueiros e órgãos públicos, conta com pessoal qualificado para orientar e julgar os recursos.

ENDEREÇO DO DMT E JARI:
Rua Rodrigues Junior, 765
Telefone: (88) 3414-4698.
E-mail: dmtquixada@quixadanet.com.br

Nenhum comentário:

Mande para seus amigos do orkut, twitter etc!
|
Google Analytics