Revista Central: a informação em tempo real com credibilidade

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Aprenda a proteger os dados no computador


Não é preciso ser um banqueiro investigado pela polícia para encontrar motivos para criptografar os dados do seu PC


Há cinco meses, a Polícia Federal tenta, sem sucesso, acessar o disco rígido (HD) de um computador apreendido em um apartamento do banqueiro Daniel Dantas. A dificuldade se dá porque o dispositivo encontra-se criptografado. Mesmo não sendo dos mais sofisticados, o artifício – uma ‘‘chave’’ de 128 bits – usado pelo banqueiro conseguiu cumprir sua missão: proteger os dados do PC de acessos indesejáveis. Você não precisa ser um banqueiro investigado pela polícia para ter a necessidade de proteger as informações contidas no seu computador. Proprietários de PCs que desejam mais privacidade, ou usuários de notebooks, que estão mais vulneráveis a assaltos ou à perda do equipamento, podem precisar do sigilo das informações e projetos empresariais contidos na máquina, por exemplo.

As soluções para quem busca essa privacidade para o conteúdo do PC vão desde as mais simples – como o uso de senhas para o acesso ao Windows ou a arquivos individuais – até as mais complexas. ‘‘Na internet de maneira gratuita e livre qualquer usuário pode ter acesso a aplicações que permitem encriptar arquivos ou e-mails com chaves de até 1024 bits, muito maior que o utilizado pelo banqueiro (Daniel Dantas)’’, diz o perito em computação forense Marcos Monteiro.

A técnica usada, a criptografia, consiste no uso de programas que fazem o embaralhamento dos bits a partir de uma ‘‘chave’’. Uma chave é uma outra informação que controla a operação de um algoritmo de criptografia. Na codificação, uma chave determina a transformação do texto puro em texto cifrado, ou vice-versa. Num e-mail criptografado, mesmo que alguém consiga interceptar a mensagem, os dados estarão embaralhados e não terão nenhuma utilidade para quem não tiver a chave. Criptografias de 256 bits, por exemplo, são feitas com uma combinação de dígitos que levaria 10 milhões de anos para ser decifrada, mesmo se houvesse 10 mil PCs tentando ininterruptamente.

O Windows oferece o recurso de proteger o acesso ao sistema de cada usuário com senhas. Os documentos do Office também contam com recurso semelhante. Mas Marcos Monteiro alerta que os recursos do Windows são fáceis de burlar. ‘‘Basta inicializar o computador com um CD do Linux que você tem acesso aos arquivos’’, diz.

A Microsoft também oferece gratuitamente o programa Microsoft Private Folder, uma ferramenta de criptografia de arquivos para uso pessoal. O programa cria uma pasta onde o usuário guarda os arquivos cifrados e, para abri-la e decifrar os arquivos, é preciso digitar uma senha. O software pode ser baixado no site privatefolder.notlong.com.

Uma solução mais completa, também gratuita, é o pacote de programas Vaultlet Suite, que cuida não só da criptografia de arquivos, mas também dos e-mails enviados pelo usuário. O aplicativo Password Valet, que faz parte do pacote, também criptografa qualquer tipo de arquivo (não somente de texto). O Vaultlet Suite pode ser obtido no site vaultlet.notlong.com.

Existem também programas que, ao invés de bloquear o acesso a pastas e a arquivos, protegem todo o disco rígido do usuário. Um destes aplicativos é o Cryptic Disk (crypticdisk.notlong.com), que utiliza o algoritmo padrão AES 256-bit. No entanto, segundo o especialista Marcos Monteiro, para o usuário doméstico que tem apenas um HD instalado no PC, essa alternativa não se torna prática no dia-a-dia, pois há uma queda no desempenho da máquina ao acessar constantemente os dados do disco criptografado. Uma melhor opção é criar discos virtuais criptografados, que protegem os arquivos colocados neles. Entre os programas para este fim, está o FreeOTFE (freeotfe.notlong.com), que oferece diferentes algoritmos de codificação, como AES (256 bits), Twofish (256 bits), Blowfish (448 bits) e Serpent (256 bits).

FIQUE POR DENTRO

Programa protege dados digitados em sites

Uma boa dica para usuários que se preocupam com a segurança dos dados pessoais que digitam em sites de bancos e lojas online é o programa KeyScrambler Personal. O aplicativo, que funciona aliado aos navegadores Internet Explorer e Firefox, detecta os campos de digitação em sites que requerem segurança como as áreas de login e senha de uma página e criptografa em tempo real tudo que é digitado pelo usuário. Esta solução é muito útil contra os keyloggers (os vírus que capturam tudo que é digitado no computador infectado). Para baixar o Key Scrambler, acesse http://baixaki.ig.com.br/site/dwnld43377.htm.

Fonte: Diario do Nordeste

Nenhum comentário:

Mande para seus amigos do orkut, twitter etc!
|
Google Analytics