Revista Central: a informação em tempo real com credibilidade

sábado, 15 de novembro de 2008

Lula é eleito líder mais popular novamente

O presidente brasileiro foi o mais bem avaliado entre os líderes ibero-americanos, segundo instituto de pesquisa

São Paulo. Pelo segundo ano consecutivo, o presidente Luiz Inácio da Silva apareceu na pesquisa do Latinobarómetro como o líder mais bem avaliado da região.´Neste ano ele passou até o rei (espanhol) Juan Carlos e o Zapatero (presidente do governo espanhol)´´, aponta a diretora do instituto Marta Lagos.

Para ela, com o resultado, a América Latina premia a moderação, inclusive na hora de atuar em crises políticas como a da Bolívia, em setembro, ou quando fala em nome do continente em fóruns mundiais.

´Lula pôs a América Latina de novo no mapa mundial´´, entusiasma-se. ´Fica mais claro que (Hugo) Chávez está muito longe de ser o líder da América Latina. Ele está no fim da lista com Fidel Castro e Bush.´´

Bem avaliado

O presidente brasileiro obteve 5,9 na média, na avaliação das respostas à pergunta: ´De 0 a 10, como o avalia?´.

O mais mal avaliado é o sandinista Daniel Ortega, na Nicarágua, protagonista de um escândalo político e acusado de querer eliminar do cenário ex-aliados esquerdistas.

Obviamente, a avaliação dos presidentes reflete a percepção sobre os governos: 79% dos brasileiros aprovam o de Lula, menos apenas do que o de Fernando Lugo (86%), presidente do Paraguai.

No Brasil que cresce, onde a crise incipiente ainda não afetou a visão de futuro, o principal problema citado é a saúde (19%). É o contrário da situação do Peru, que tem o governo mais mal avaliado -14%.

Lá, 25% citaram como maior preocupação a economia, percepção que azedou com a inflação mundial dos alimentos que penaliza os mais pobres.

Não muito longe do Peru aparece a Argentina, onde só um terço do país (34%) aprova o que a presidente Cristina Fernández de Kirchner vem faz.

Os países também lideram o ranking dos mais preocupados com a inflação. A Venezuela é, porém, o lugar onde um problema ganha o índice mais alto de citações: a delinqüência foi citada por 57% das pessoas. O governo Hugo Chávez, que enfrenta a oposição em eleições regionais no dia 23, é aprovado por 46% da população.

A enquete foi realizada entre o dia 1º de setembro e 11 de outubro passado. O Latinobarómetro incluiu 20.204 entrevistas, em cada país.

Nenhum comentário:

Mande para seus amigos do orkut, twitter etc!
|
Google Analytics