Revista Central: a informação em tempo real com credibilidade

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Ação voluntária: Doadores de sangue serão homenageados em Quixadá


Hemocentros do Ceará homenagearão heróis anônimos no Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue

Quixadá. Hoje, no Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, cinco personagens anônimos serão homenageados no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Sertão Central. O padeiro Francisco Nildo Nobre Silveira, a vendedora Patrícia Carla Silva Fernandes, o comerciante Ramon Pereira Lopes, a dona-de-casa Maria das Graças Holanda da Silva e o estudante Geovan Nobre de Araújo receberão medalhas em nome dos mais de três mil doadores que compareceram este ano nas unidades de coleta espalhadas pela região. A solenidade se repetirá também nos Hemocentros de Fortaleza, Iguatu, Crato e Sobral.

Mais do que nunca, o ato voluntário de doar sangue se torna crucial na manutenção do estoque no Hemocentro de Quixadá. Conforme levantamento efetuado pela equipe do Centro Regional, os índices de voluntários inaptos se elevaram este ano. Até julho passado, chegaram a mais de 30%. Estão bem acima da média nacional. O Programa Nacional de Doação Voluntária de Sangue (PNDVS) considera como aceitável o limite de 20%.

Por conta dos resultados negativos, o reconhecimento a quem dedica um pouco da sua vida em prol do próximo é mais do que merecido.

Elogio
A equipe do Hemocentro interiorano elogia também a iniciativa dos Desbravadores da Missão Costa Norte da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Além de promoverem passeata pelas ruas e avenidas de Quixadá, estimulando a doação de sangue e prevenção às drogas, aproximadamente 300 jovens participaram do mutirão de doação realizado na abertura da Semana do Doador Voluntário de Sangue. Representantes de várias cidades e, inclusive, dos Estados do Piauí e Maranhão fizeram questão de prestar a sua contribuição. Num único dia, doaram mais de 15 litros.

Na opinião da chefe do Centro Técnico da unidade de Quixadá, Valdiene Babosa Brito, a colaboração maciça reduz a carência decorrente das coletas rejeitadas, principalmente em razão da contaminação por Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).

Contribuição
Ela considera a contribuição significativa, uma vez que dados do Ministério da Saúde apontam apenas 1,8% da população como doadores regulares. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a média adequada para cada país é de 3 a 5%.

O diretor do Hemocentro Regional, médico Raimundo Apoliano Albuquerque, destaca a necessidade de fidelização dos doadores aptos para estabilização do banco de sangue que integra a rede estadual de Hemocentros. Ele ressalta que a coleta trata-se de um processo contínuo. Assim como qualquer produto orgânico, o sangue se degenera. Embora mantidas em refrigeradores, as bolsas têm prazo para utilização com média de 40 dias. Assim, a alternativa é contar com um número cada vez maior de doadores repetitivos.

Doações
Segundo a assessoria de imprensa do Hemoce, mais de 88 mil voluntários doaram sangue no Ceará em 2007. De janeiro a outubro deste ano o Centro de captação de Fortaleza recebeu 45.760 doações. Embora bem abaixo do percentual proposto pela OMS, o estoque é considerado confortável.

A Semana Nacional do Doador, a se encerrar na próxima sexta-feira, fortalece ainda mais a ação voluntária em todo o Estado. Uma garantia a mais para o período crítico das festividades de fim de ano.

Alex Pimentel
Colaborador

Enquete

Qual a importância de ser um doador?

Valdiene Fernandes Barbosa Brito
38 ANOS
Dir. Hemocentro

"Embora pareça um gesto simples, a doação que eles fazem para os bancos de sangue do Hemoce ajuda a salvar vidas".

Joylk Ribeiro Barros Sousa
20 ANOS
Desbravador

"Poder ajudar outras pessoas, quem nem conhecemos é, com certeza, uma importante prova de amor ao próximo".

Alice Sousa Silva
19 ANOS
Desbravadora

"Fico satisfeita em saber que, pouco mais de 400 gramas da minha vida, estarão ajudando a salvar outras pessoas".

Mais informações:
Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce)
(85) 3101 2296
Hemocentros:
Sobral: (88) 3677.4624
Crato: (88) 3102.1260
Iguatu: (88) 3581.9409
Quixadá: (88) 3445.1006

Nenhum comentário:

Mande para seus amigos do orkut, twitter etc!
|
Google Analytics