Revista Central: a informação em tempo real com credibilidade

sábado, 18 de outubro de 2008

São Francisco terá santuário ecológico


Franciscanos lutam pela complementação das obras de mais um parque religioso sediado na ´Terra dos Monólitos´

Quixadá. Devotos de São Francisco de Assis trabalham pela conclusão das obras do primeiro parque religioso ecológico do Ceará em homenagem ao padroeiro da natureza. O padre Rosalino Vanzin, responsável pela paróquia criada em Quixadá há quase duas décadas e idealizador do projeto, pretende entregá-lo aos fiéis no fim do ano. Mesmo assim, a cada fim de semana aumenta o número de visitantes ao santuário que preserva as características ambientais sertanejas. Além da beleza natural, o sítio monolítico situado à margem da CE-265 conta com gruta, fonte natural e uma enorme escultura do santo dos pobres.

Com a inauguração, a Paróquia de Quixadá pretende render homenagens a São Francisco de Assis exatamente no dia que lhe é dedicado: 4 de outubro. O pároco lembra que antes das mudanças eleitorais, quando o povo votava somente no dia 15 de novembro, os romeiros lotavam o maior santuário franciscano da América Latina, em Canindé, exatamente no dia dedicado ao santo. Por conta das disputas políticas, a Igreja foi obrigada a antecipar a festa. Muitos partem de cidades distantes, de todo o Nordeste, para pagar promessas. Não teriam como retornar a tempo para o cumprimento do dever cívico.

Além de Canindé, considerada a capital franciscana da fé no Nordeste, onde foi construída uma das maiores estátuas sacras do mundo, a de São Francisco das Chagas, e da peregrinação dos devotos de Padre Cícero a Juazeiro do Norte, para muitos a maior romaria religiosa do planeta, após a construção do santuário de Nossa Senhora Imaculada, há pouco mais de uma década, Quixadá se transformou no terceiro maior centro religioso do Ceará. Embora as visitas ao santuário da Rainha do Sertão sejam freqüentes, principalmente nos fins de semana, os católicos dedicam o 11 de fevereiro à padroeira da região do Sertão Central.

Representantes dos movimentos católicos avaliam que, além do complexo religioso mariano erguido na Serra do Urucum pelo bispo emérito de Quixadá, dom Adélio Tomasin, o novo espaço para reflexão e fé no município atrairá uma quantidade ainda maior de fiéis à região. As datas distantes das duas comemorações, uma no início e a outra no fim do ano, não criarão disputas e fortalecerão ainda mais o turismo religioso na “Terra dos Monólitos”. Resta apenas os órgãos públicos cumprirem com suas obrigações. Falta a pavimentação de um trecho de acesso ao santuário de Nossa Senhora e sinalização indicando os atrativos religiosos.

Apesar da deficiência, pelo número de romeiros que participou do cortejo religioso no primeiro sábado do mês, o relicário franciscano deverá se transformar em um dos mais freqüentados pontos de peregrinação do Interior. A observação é feita pela servidora pública Maria Felício Oliveira. Ela retornava com a família de Canindé para Russas quando o grupo se deparou com o movimento na rodovia. Não imaginava que iria encontrar mais fé pelo caminho. Eles adentraram no santuário e ficaram impressionados com a beleza do lugar. “Aqui, nos sentimos realmente mais perto do nosso protetor e de Deus”, comentou a devota, muito emocionada.

“Não é por menos. Aqui, a gente pode até chegar bem perto do nosso santo. Tem até uma escada para ajudar a subir e chegar até os pés dele. E a água lá embaixo. Os degraus de alvenaria facilitam o acesso à fonte milagrosa. Já ouvi falar que não seca e cura algumas doenças. A falta de fé é uma delas. É escuro, mas vale a pena”, relata, empolgada, a trabalhadora rural Francisca Augusta Pinheiro. No mesmo instante, ela ouve do próprio padre que em breve o acesso estará iluminado. Todavia, a intenção é utilizar tochas de fogo, relembrando o período medieval vivido pelo santo.

O padre destaca que, além das pastorais e do auxilio dos devotos, até o escritório do Sebrae no município colaborou para a concretização do escapulário. Um arquiteto preservou a rusticidade do santuário. O altar, composto por um arco formado com blocos de rochas, a estátua em tamanho natural e ainda a cascata que poderá ser apreciada no inverno foram edificadas em obediência aos princípios de São Francisco de Assis: Caridade aos pobres e amor à natureza.

Ele pretende concluir a obra religiosa antes do Natal. Não cita quanto foi gasto, mas destaca que, com um pouco mais da generosidade dos fiéis, será possível completar os serviços iniciados há dois anos.

FIQUE POR DENTRO

Paróquia tem atuação pastoral diversificada

A Paróquia de São Francisco de Assis foi criada em Quixadá aos 31 de julho de 1979, através de decreto de dom Joaquim Rufino do Rêgo. Conta com 43 comunidades rurais e duas no perímetro urbano. São 21 pastorais e movimentos, com destaque para a Pastoral Catequética que evangeliza, anualmente, mais de 800 catequizandos de 1ª Comunhão e Crisma; a Pastoral do Enfermo, que atua com doentes e idosos; a Pastoral da Família Carente, cuja atuação consiste na promoção humana das famílias pobres; o Encontro de Casais com Cristo (ECC), um serviço destinado à família; a Pastoral da Criança, que tem por finalidade o cuidado com a criança antes do nascimento até aos 6 anos de idade; e a Pastoral da Mulher Marginalizada, que trabalha em prol da mulher excluída.

Enquete
O que lhe tornou devoto de São Francisco?

Francisco Edileuto Oliveira
11 ANOS
Estudante
'Aprendi com meus pais a respeitar o santo protetor dos pobres e dos animais. Por isso me tornei devoto franciscano.'

Ana Célia Lourenço de Lima
59 ANOS
Dona-de-casa
'Quem não se rende a quem abdicou de sua riqueza para se dedicar à caridade? Assim foi São Francisco de Assis.'

Luis Derisvaldo da Silva
39 ANOS
Eletricista
'Depois de um grave acidente de trabalho que passei a minha fé em São Francisco se tornou ainda mais forte.'

José Batista de Freitas
70 ANOS
Aposentado
'Quem vive no sertão e do sertão, precisa de um santo protetor forte para sobreviver e ultrapassar as dificuldades.'

ALEX PIMENTEL
Colaborador

Mais informações:
Santuário Ecológico de São Francisco, Rodovia CE-265 - 5 km do Centro de Quixadá
Paróquia de São Francisco de Assis, (88) 3412.0325

Nenhum comentário:

Mande para seus amigos do orkut, twitter etc!
|
Google Analytics