Revista Central: a informação em tempo real com credibilidade

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

terceira visita do presidente Luis Inácio Lula da Silva a Quixadá


O presidente Luis Inácio Lula da Silva chega hoje ao Ceará e cumpre agenda em três municípios cearenses

Juazeiro do Norte/Quixadá. Pela primeira vez, após o segundo mandato, o presidente Luís Inácio Lula da Silva, retorna ao Cariri para inaugurar a primeira etapa de construção do Campus Avançado da Universidade Federal do Ceará (UFC – Cariri). A expectativa aumenta por conta das eleições que se aproximam, mas a vinda do presidente tem um caráter apenas institucional. Mesmo assim, a expectativa entre segmentos da população local é evidente, especialmente entre o público acadêmico, de produtores rurais, empresários e representantes políticos. Em Quixadá, a visita presidencial gera polêmica entre setores políticos. Foi necessária a intervenção da Promotoria de Justiça Eleitoral, para evitar que o evento seja transformado em “evento eleitoreiro”.

Às 16 horas, num palanque montado em frente ao pórtico de entrada do Campus, em Juazeiro do Norte, será realizada a cerimônia, além da entrega de cinco mil títulos de regularização fundiária a agricultores da região do Cariri.

O prédio da UFC que o presidente vai inaugurar obedece a modernos padrões de arquitetura e foi construído em área de 200 mil metros quadrados doada pelo município. A primeira etapa consiste no pórtico de entrada e dois blocos, com seis salas de aula, administração e biblioteca com 2.800 livros. O outro terá quatro laboratórios, incluindo o de informática com 40 computadores. Em ambos, foram gastos mais de R$ 1,8 milhão.

Todo um trabalho de infra-estrutura para o empreendimento foi desenvolvido, com a abertura de uma avenida, onde já funcionam cursos particulares na área da saúde e o Instituto Médico Legal de Juazeiro. A construção da segunda etapa do Campus da UFC encontra-se em fase de obras. Atualmente, estão em funcionamento os cursos de Engenharia Civil, Administração, Filosofia, Agronomia e Biblioteconomia.

Os cursos da UFC foram instalados inicialmente no Campus Monsenhor Murilo, em setembro de 2006, cedidos pela Universidade Regional do Cariri (Urca). Desde o último dia 4 de agosto que as aulas foram iniciadas no novo local, distante e com dificuldade de transporte para a maioria dos alunos. O campus fica situado no bairro Planalto.

A área total do Campus é de 24 hectares. A previsão é de que, em 10 anos, estejam concluídos os 25 blocos previstos no Plano Diretor. Mais dois estão em fase de construção.

Segundo a coordenadora de obras e professora do curso de Engenharia Civil, Celme Torres, os cursos estão funcionando normalmente. São seis turmas e 420 alunos. Nas próximas etapas, a serem concluídas em outubro deste ano, deverão estar prontos um auditório para 100 pessoas e sala de vídeo conferência, além de laboratórios e mais salas de aulas. Estão previstos gastos da ordem de mais de R$ 2,1 milhões. A terceira etapa, composta de mais blocos de laboratórios e salas de aulas, está em fase de licitação. A previsão de início é em janeiro de 2009.

Desde o início da semana, 18 integrantes do cerimonial, Assessoria de Imprensa e seguranças da Presidência da República se encontram na região. O cerimonial da UFC trabalhará em conjunto com o do Governo Federal. O diretor do Campus Avançado do Cariri, Antônio Nunes de Miranda, será recepcionado por professores e alunos da instituição.

A inauguração do campus avançado representa, de acordo com Celme, um grande avanço para a UFC no Estado, no sentido de sua expansão no Interior, com ensino de excelência. Dos 35 professores dos cursos no Cariri, ela afirma que 80% são doutores. Nos próximos anos, mais cinco cursos deverão ser implantados e para isso a comunidade está sendo consultada. Entre os cogitados estão o de Jornalismo e Engenharia Mecânica. A partir de 2010 serão implantados cursos de pós-graduação, mestrado e também de doutorado.

Sertão Central

A terceira visita do presidente Luis Inácio Lula da Silva a Quixadá, município considerado o maior reduto petista do Estado, é esperada com alegria por uns e desconfiança por outros. Enquanto a assessoria da Prefeitura de Quixadá cuida dos últimos detalhes para a solenidade de inauguração da unidade de biocombustíveis da Juatama, opositores políticos criticam a vinda do presidente ao Sertão Central. Embora a usina tenha sido instalada a 14km do Centro de Quixadá, coligações adversárias atribuem a inauguração como uma manobra partidária às vésperas do período das eleições.

Para evitar a utilização do evento de âmbito federal como promoção pessoal de concorrentes a cargos eletivos, da chapa presidencial, a Promotoria de Justiça Eleitoral recomendou à Prefeitura de Quixadá que oriente seus candidatos a não participarem da comemoração. O Ministério Público solicitou à Justiça Eleitoral o envio de uma equipe de fiscais à usina. Deverão acompanhar toda a cerimônia. Um relatório será apresentado logo após o enceramento da inauguração.

Caravanas de simpatizantes

Alheia aos descontentamentos e desconfianças, a equipe municipal — responsável pelos preparativos para o retorno do presidente e comitivas de autoridades e políticos de dezenas de cidades do Ceará a Quixadá — cadastrou 1,5 mil habitantes para assistirem de perto o pronunciamento de Lula no parque bioenergético. Embora a chegada da comitiva presidencial esteja prevista para o meio-dia de hoje, ainda cedo dezenas de caravanas de simpatizantes pretendem seguir para o mais novo empreendimento da Petrobras na região.

Bem diferente das recepções na inauguração da Central de Abastecimento e no lançamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na Praça José de Barros, quando milhares de admiradores de Lula foram obrigados a suportar o mormaço dentro de uma verdadeira estufa metálica e dois anos depois o calor escaldante do meio-dia sob o sol, os convidados selecionados estarão sob a proteção de um enorme toldo. A estrutura de plástico e metal terá ambiente climatizado. Enormes condicionadores de ar foram instalados. O valor gasto com o abrigo especial não foi informado.

A nova usina a ser inaugurada pelo presidente terá capacidade de produzir cerca de 50 mil toneladas de óleo. Para isso, será necessário processar 100 mil/t de matéria-prima.

Enquete
Qual sua expectativa quanto a visita de Lula?

Secifran Silva
22 ANOS
Estudante
'Na inauguração do Campus da UFC no Cariri, é importante ele falar da continuidade da obra e de novos cursos.'

Laiane Morais
18 ANOS
Estudante
'É muito bom que ele venha e veja a realidade que temos. Precisamos de apoio para a conclusão desse Campus.'

Francisco Sérgio Almeida
29 ANOS
Empresário
'Após inaugurar a Usina de Biodiesel, espero que o presidente visite a Expocece e conheça nossas necessidades.'

Manoela Gomes da Silva
72 ANOS
Agricultora
'Sinto orgulho e gratidão pelo presidente dos pobres que sempre lembra da gente. Minha família depende dele.'

Elizângela Santos/ Alex Pimentel
Repórter/ Colaborador
Diário do Nordeste

Mais informações:
Universidade Federal do Ceará (UFC), Campus Avançado do Cariri, Rua Tenente Raimundo Rocha, s/n, bairro Planalto, Juazeiro do Norte (CE)

Nenhum comentário:

Mande para seus amigos do orkut, twitter etc!
|
Google Analytics