Revista Central: a informação em tempo real com credibilidade

sábado, 30 de agosto de 2008

Brasil avança contra a Aids


Pesquisadores brasileiros anunciaram ontem a descoberta de três substâncias oriundas de algas marinhas que poderão ser utilizadas na fabricação de medicamentos para a prevenção e o controle da infecção pelo vírus da Aids. O imunologista Luiz Roberto Castello Branco, da Fiocruz, disse que os resultados dos testes preliminares foram ‘‘muito promissores’’.

Os compostos, cujos nomes são mantidos em segredo pela equipe, já foram testados em tecidos humanos e em camundongos. A previsão é que os testes em pacientes comecem em 2010. Se tudo der certo, os primeiros produtos chegarão ao mercado a partir de 2014. A idéia é criar um microbicida e um anti-retroviral. Os estudos são feitos pelo Instituto Oswaldo Cruz e contam com o apoio da FAP (Fundação Ataulpho de Paiva) e da UFF (Universidade Federal Fluminense).

No total, foram analisados 22 compostos naturais obtidos a partir de algas encontradas no litoral brasileiro. As três substâncias selecionadas apresentaram eficácia contra o vírus e baixa toxicidade. ‘‘Ainda não conseguimos encontrar a dose letal’’, disse a pesquisadora Izabel Paixão, da UFF. ‘‘Algumas das algas são até comestíveis’’, afirmou.

O objetivo inicial dos cientistas era criar um microbicida, droga de uso vaginal para prevenir a contaminação pelo HIV. Os bons resultados obtidos nos testes pré-clínicos, porém, motivaram a equipe a trabalhar também no desenvolvimento de um novo anti-retroviral, para tratamento de infectados.

Prevenção

Ainda inexistente no mundo, o microbicida ajudará a conter o crescimento da Aids entre as mulheres. Ao contrário do que ocorre com o preservativo, elas não precisarão da anuência do parceiro para se proteger, pois o produto poderá ser aplicado antes da relação sexual e terá eficácia por 12 horas. ‘‘Muitas são contaminadas por maridos promíscuos que não aceitam o uso do preservativo. Com o microbicida, elas terão autonomia para se proteger’’, disse Castello Branco.

O medicamento não erradica o vírus do organismo, mas contém sua replicação. Os estudos preliminares mostraram que uma das substâncias conseguiu inibir a replicação do HIV em 98%. O desenvolvimento do produto no Brasil resultará em economia anual de R$ 50 milhões a R$ 100 milhões.

Nenhum comentário:

Mande para seus amigos do orkut, twitter etc!
|
Google Analytics