Revista Central: a informação em tempo real com credibilidade

domingo, 29 de maio de 2011

Tiro de Guerra de Quixadá jamais será reativado pela Prefeitura

A doação do prédio foi uma forma da prefeitura não gastar com a compra de terrenos. 

Quem pensou que um dia a Prefeitura Municipal de Quixadá teria coragem de reativar o antigo Tiro de Guerra, pensou errado e terá que o seu local funcionar uma delegacia. Sem Tiro de Guerra, os jovens de Quixadá tem que ir a Quixeramobim para o Alistamento Militar.

Fundado em 1946, quando era prefeito de Quixadá, Elieser Forte Magalhães, o Tiro-de-Guerra recebeu a numeração 211, e com essa denominação funcionou até 1963, primeiramente num casarão localizado na praça da catedral e depois na Rua José Jucá, S/N, Centro, atual sede do escritório local da Coelce. Em 1963, por falta de apoio da Prefeitura e o reduzido número de atiradores teve suas atividades interrompidas, permanecendo nessa situação durante 10 (dez) anos.

Através da Lei Municipal Nº 702, de 02 de maio de 1973, foi reativado com a numeração 10-016, que mantém até acabar a cerca de dois anos. A reativação ocorreu em 13 Janeiro de 1974, tendo o 1º Sgt. Art Paulo Batista da Silva como Chefe da Instrução e o industrial Aziz Okka Baquit - Prefeito e Diretor do TG.

A partir de 1974 passou a funcionar na Praça José de Barros, Centro, até 1977, quando se mudou para Av Presidente Kennedy, bairro Alto São Francisco, sempre em prédios adaptados. Finalmente, em 1981, na gestão do prefeito Renato de Araújo Carneiro, o Tiro-de-Guerra 10/016 ganhou sua sede própria, localizada na Praça do Atirador, bairro Campo Novo, constando dentro dos padrões estabelecidos pela CRO/10, cuja inauguração ocorreu no dia 05agosto 1981, contando com a presença do Governador do Estado do Ceará, Cel Virgílio Távora, General Div Antonio da Silva Campos - Cmt da 10ª RM, industrial Renato de Araujo Carneiro - prefeito e Diretor do TG, 1º Sgt Luiz Gonzaga Moreira - Chefe da Instrução e autoridades civis, militares e eclesiásticas.

Em 2000, o Tiro-de-Guerra 10/016, teve novamente suas atividades suspensas, permanecendo nessa situação durante três anos.

Em 12 de fevereiro de 2003, na administração do Prefeito José Ilário Gonçalves Marques, o Tiro-de-Guerra foi reativado com a mesma numeração, sendo nomeado o 2º Sgt Inf Antonio Marcos Bezerra de Holanda como Chefe de Instrução, tendo acontecido a matricula do novo contingente em 6 março de 2003. Este Órgão de Formação do Reserva é o responsável pela formação do reservista de 2ª categoria na cidade de Quixadá.

O TG 10/016 sempre esteve engajado nas atividades comunitárias da cidade de Quixadá, como doações voluntárias de sangue, eventos cívicos, desportivos, campanhas de multivacinação. Todavia foi em 1993. Quando Quixadá, o primeiro município do Estado do Ceará a ser acometido com a epidemia do Cólera, que o TG teve uma participação destacada no combate a essa doença, monitorando a qualidade da água proveniente de cacimbões comercializada em carroças/pipas, e que a maioria da população usava para beber. Esse trabalho do TG foi inclusive, enaltecido em manchete do Jornal Nacional da Rede Globo de Televisão.

Tudo isso foram jogados a escanteio pela Prefeitura Municipal de Quixadá, que mais uma vez desativou o local definitivamente e será sede da nova Delegacia Regional de Polícia Civil de Quixadá, uma forma de colocar os jovens do município para fazer o Alistamento Militar na cidade de Quixeramobim.

O local onde disciplinava os jovens, agora será o espaço onde os jovens serão aprisionados. A doação do prédio foi uma forma da prefeitura não gastar com a compra de novos terrenos. Ou seja, fecha uma porta para abrir outra.

Com informações do portal Revista Central.







Nenhum comentário:

Mande para seus amigos do orkut, twitter etc!
|
Google Analytics