Revista Central: a informação em tempo real com credibilidade

domingo, 17 de outubro de 2010

Pedra do Cruzeiro poderá ser recuperada através de parceria

Recuperação do cruzeiro poderá ser feita através de parceria com as empresas de telecomunicação e radiodifusão que utilizam a Pedra. Essa é a sugestão proposta por uma comissão de representantes de órgãos públicos e entidades civis reunida na quarta, 13 de outubro, na Câmara Municipal.

Para pactuar essa ação, a presidenta Edi Leal (PT) irá requerer uma audiência pública com os representantes das empresas que usam a Pedra do Cruzeiro. “Nossa ideia é construir um novo cruzeiro vazado, tipo o existente em São Raimundo Nonato (PI), que servisse de torre para as antenas que ficariam camufladas”, explicou.

O acordo incluiria uma possível modificação na lei 2.183 de 2004 que previa 180 dias para a retirada de todas as torres do monólito. “Em troca da construção da nova torre, as antenas poderiam permanecer na Pedra sem causar poluição e usufruindo de um local privilegiado para a transmissão”, afirma Dadá Almeida (PT).

Segundo Edi, a audiência pública deverá acontecer no final do mês ou início do próximo. Eduardo Morais da Associação dos Filhos e Amigos de Quixadá (Afaq), Altemar Muniz da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (Feclesc), Maria Prima do Museu Histórico, Henrique Rabelo e Blasco Montes do Gabinete da Prefeitura e Joaquim Neto da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano participaram a reunião. Também estiveram presentes o historiador João Eudes Costa e os vereadores Adriana Severo (PV), Audênio Moraes (PT), Dadá e Edi.

Atualmente, o cruzeiro está complemente deteriorado. A base encontra-se comprometida ameaçando o desabamento da cruz. O monumento foi construído em 1934, sendo iniciativa do então vigário padre Luiz Braga Rocha que seguiu sugestão dos frades missionários João Ryntis e Tiago Van Ryn. Adolfo Lopes foi o responsável pela obra e Antonio Apolônio, o mestre do acabamento. Uma missa, celebrada pelo padre Luiz, na manhã chuvosa de domingo, 24 de junho daquele ano, marcou a inauguração.

 Para maiores informações:
Câmara Municipal de Quixadá
www.camaraquixada.ce.gov.br



Nenhum comentário:

Mande para seus amigos do orkut, twitter etc!
|
Google Analytics