Revista Central: a informação em tempo real com credibilidade

terça-feira, 2 de junho de 2009

Vacinação itinerante e censo animal


Quixadá. Nada de dia “D” para vacinação e exames de cães e gatos. Neste município do Sertão Central, um calendário especial mobiliza a população nos cuidados com os animais domésticos. Ampliando a assistência à comunidade, o Centro de Controle de Zoonoses de Quixadá está iniciando o programa CCZ Itinerante. A meta é atender, pelo menos, um distrito a cada mês levando serviços de vacinação anti-rábica e coleta de sangue para exames do calazar.

Segundo o diretor do CCZ de Quixadá, médico veterinário Cláudio Medeiros, o modelo implantado em seu município é pioneiro. Além de promover a prevenção contra as doenças provocadas pelos animais e conscientizar a população a participar regularmente das campanhas, um censo de animais domésticos também está sendo levantado. Equipes de agentes de saúde e de endemias do município auxiliam nos trabalhos.

A iniciativa da coleta de dados sobre o número de cães e gatos existentes em Quixadá surgiu a partir do cruzamento de dados fornecidos pelo Núcleo de Controle de Vetores (Nuvet), da 8ª Célula Regional de Saúde (Cres), órgão regional da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa). Apesar das estimativas apontarem como satisfatória a vacinação de pelo menos 80% dos bichos de estimação, o número de atendimentos é sempre superior a 100%. Em 2008, 22% a mais de gatos foram vacinados no município.

Medeiros espera fechar os levantamentos até o fim de setembro e com eles eliminar as distorções. Até lá estará concluído o ciclo de atendimento nos distritos. O primeiro foi Juatama, a 17km do Centro de Quixadá. Em um só dia, 204 cães e 60 gatos receberam a dose imunológica. Ainda foram realizadas 69 coletas de sangue para detecção do calazar. Neste fim de semana foi a vez de São João dos Queiroz. Mais 85 cães e 55 gatos foram vacinados. A equipe do CCZ municipal ainda passará por Cipó dos Anjos (20/06), Várzea da Onça (11/07), Califórnia (25/07), Juá (08/08), Dom Maurício (22/08), Custódio (12/09) e Tapuiará (26/09).

Estratégias

Com os números reais na mão ele também pretende desenvolver estratégias de controle populacional dos bichos na região. A castração é a principal delas. O procedimento cirúrgico evitará o sacrifício de animais sadios encontrados nas ruas. A meta é oferecer cuidados, dexiando os animais sem serem riscos para a população. Os que não forem reclamados por seus donos serão doados. A experiência já está sendo realizada. Foi um sucesso na primeira comunidade visitada.

O coordenador do Núcleo de Endemias da 8ª Cres, Igor Martins, considera interessante as iniciativas do CCZ de Quixadá. Ele recebeu com surpresa a realização do censo. O especialista pretende encaminhar o modelo para a Sesa. Poderá se transformar numa excelente ferramenta de suporte no combate às zoonoses. De acordo com o que a Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza, para cada 100 habitantes existe cerca de 12,5 bichos domesticados.

Mais informações:

CCZ de Quixadá
(88) 3414.4567
8ª Cres - Quixadá
(88) 3445.1002

Nenhum comentário:

Mande para seus amigos do orkut, twitter etc!
|
Google Analytics