Revista Central: a informação em tempo real com credibilidade

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Quixeramobim reverencia Santo Antônio padroeiro do município

Quase 300 anos de tradição. As festividades em homenagem a Santo Antônio, padroeiro de Quixeramobim, no Sertão Central do Estado, foram iniciadas ontem com carreata, feijoada, caminhada dos fiéis, hasteamento da bandeira e celebração eucarística na Igreja Matriz da cidade. O calendário comemorativo segue até o próximo dia 13, quando será encerrado com procissão, benção do Santíssimo Sacramento, arreamento da bandeira e queima de fogos.

Até lá, serão mais 12 dias de trezenas e pregações. Nas madrugadas haverá caminhada da Matriz para um dos bairros. Em seguida, será celebrada missa e haverá partilha entre os devotos. “Com Santo Antônio, busquemos a paz que é fruto da Justiça” foi o tema escolhido este ano para reanimar a fé e a espiritualidade cristãs nas comemorações religiosas.

Campanha da Fraternidade

A equipe de liturgia do município de Quixeramobim também enseja o fortalecimento do sentido da justiça, para que haja paz familiar e social. Segundo padre Sérgio de Oliveira, um dos organizadores das comemorações, o lema da Campanha da Fraternidade deste ano será destacado nos atos litúrgicos de todas as paróquias de Quixeramobim.

Após a benção de motoristas e motociclistas, na abertura dos festejos, o religioso se demonstrava entusiasmado com a receptividade de seus seguidores. Viva Santo Antônio! Viva Santo Antônio! Além de buzinaços, a saudação ao padroeiro de Quixeramobim ecoava por todos os cantos da sede do município.

A humildade e a simplicidade do santo, que seguiu fielmente os ensinamentos de Jesus Cristo, também atraíram a devoção da dona-de-casa Antônia Dilena de Almeida.

O respeito ao protetor espiritual é tamanho que o recebeu no nome no batismo. Ela confessa que as raízes familiares causaram influência na escolha. Ainda pequena, aprendeu a importância da caridade.

Desde então se dedica à Comunidade Mariana da Boa Semente, de quem Santo Antônio é patrono. “Nessas horas, a fé, costuma, falar mais alto”, comentou emocionada.

Tradição

O mesmo sentimento era percebido nos olhos do casal de aposentados Antônio Ferreira e Maria do Carmo. Recordam com saudade dos tempos de juventude. E sempre foi assim. “Nosso povo é festeiro e também muito religioso. Juntando as duas coisas, só pode dar um mundão de gente por aqui”, ressaltaram.

Essa é a expectativa dos missionários e pequenos comerciantes da cidade. Aguardam, pelo menos, 300 mil visitantes até o encerramento da festa. São esperados devotos de todo o Ceará, estados vizinhos e até estrangeiros.

O padre José Van Esch é um deles. Viajou da Holanda para participar do ritual comemorado há 297 anos. Ele mesmo se dedicou à evangelização na cidade por mais de duas décadas. No ano passado, se tornou vigário emérito e retornou à sua terra natal. A saudade bateu mais forte. Resolveu voltar e participar do ritual celebrado há quase 300 anos, a partir da criação do mais antigo município da região Centro do Estado. Desde então, tem festa, religiosamente, todos os anos.

Além da programação religiosa, quermesses, parques de diversões, leilões e apresentações culturais são atrações logo após as celebrações das 19 horas. O Barracão de Santo Antônio é um dos mais movimentados, além de comidas típicas, é o local preferido para o reencontro das famílias.

O que Santo Antônio representa na sua vida?

José Van Esch
82 ANOS
Vigário emérito

Quem trabalhou muito pelos pobres e divulgou o amor de Deus como Santo Antônio fez, merece a minha devoção

Inês de Jesus e Maria
28 ANOS
Religiosa


Busquei esse caminho no testemunho e trabalho desse homem que seguiu os passos do Filho de Deus

Warley da Silva Feitosa
13 ANOS
Estudante


Com certeza, Santo Antônio é um exemplo a ser seguido por qualquer cristão. Por isso, sou mais um devoto dele

Alex Pimentel
Repórter
Diário do Nordeste

Mais informações:

Paróquia de Santo Antônio
(88) 3441 0289
paroquiasant@universalnet.psi.br

Nenhum comentário:

Mande para seus amigos do orkut, twitter etc!
|
Google Analytics