Revista Central: a informação em tempo real com credibilidade

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Projeto Cinema no Interior passa por Quixadá


O Projeto Cinema no Interior consiste em envolver as comunidades interioranas dos Municípios de pequeno e médio porte, com especial atenção aos habitantes residentes na zona rural, comunidades indígenas, remanescentes quilombolas e ribeirinhos.


Com o patrocínio do Banco do Nordeste, através do Programa BNB de Cultura e com o apoio logístico da Prefeitura Municipal de Quixadá. Através da Fundação Cultural Raquel de Queiroz, o Projeto Cinema no Interior - Etapa Ceará visitou o município de Quixadá.


Assistido pelo Projecionista, Cristiano Lameu e pelo guia de turismo local, José Francisco, o Projeto Cinema no Interior documentou boa parte da diversidade cultural, histórica e ambiental do município.



O Material produzido no Município de Quixadá será avaliado e deverá compor o Catálogo Fotográfico e o Vídeo Documentário sobre parte das principais riquezas culturais e históricas do interior cearense.



O Projecionista Cristiano Lameu ressalta que foi uma grande experiência toda a jornada com Marcos Carvalho, disse que o mesmo ficou muito contente com toda a estrutura que Quixadá tem, sem dúvida merece ser mostrada ao mundo as pelas paisagens dos monólitos.



“Quixadá é uma terra com uma diversificação e um povo eclética que sabe muito bem produzir afetos e conquistar todos que aqui se fazem presente. Eu indicaria a todos os turistas que visitas o Ceará em conhecer a bela cidade de Quixadá” ressalta Carvalho.



O objetivo do Projeto é levar o audiovisual a essas comunidades interioranas, permitindo-lhes interagir na execução de cada etapa da produção de um vídeo documentário e um livro fotográfico, com foco no desenvolvimento histórico local, suas principais riquezas culturais e naturais.


Em cada município contemplado com a visita deste Projeto, os habitantes interessados, em especial: estudantes, professores, historiadores e artistas locais são selecionados; recebem um *kit básico do projeto (contendo bolsa, pasta, camisa, boné e crachá), participam de treinamento e passam a interagir em todo o processo de execução deste projeto que envolve as pesquisas, elaboração de um roteiro, filmagens, fotografias, captação de áudio, edição, finalização e exibição de vídeos em locais públicos.


Além de terem seus ‘primeiros contatos’ com as ferramentas audiovisuais, a população envolvida passa a conhecer e valorizar um pouco mais suas principais riquezas através da exploração, pesquisas, produção e avaliação do trabalho produzido.


Maiores Informações do Projeto
http://www.cinemanointerior.com.br

Nenhum comentário:

Mande para seus amigos do orkut, twitter etc!
|
Google Analytics